AS 7 PALAVRAS SÁBIAS DE JESUS


 
Antoni BigCuore Casagrande*
 
 
  
Jesus, na cruz, pronunciou as sete palavras sábias que sintetizam a sua vida, paixão e morte.
 
01.                    Palavra: “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem”(Lc 23,34).
 
Jesus, nos dá o exemplo máximo de amor e misericórida. Perdoa a todos os seus inimigos, sobretudo aqueles seus algozes que o crucificaram.  “Eles” não sabiam mesmo o que estavam fazendo. Apenas cumpriam ordens superiores do Sinédrio.
 
Jesus, efetivamente amou até às últimas conseqüências. Um amor puro e verdadeiro a ponto de morrer na cruz pela nossa Redenção.
 
 
02.                    Palavra: “Em verdade te digo,hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc.23,43).
 
Aqui se nota, que a vida é única!. Jesus foi claro nesta afirmação: ainda HOJE estarás comigo no paraíso!.
 
 
03.                    Palavra: “Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe”
( Jô, 19, 25-27)
 
Jesus encarrega o apóstolo João para cuidar de sua Mãe,Maria Santíssima, dali pra frente. O discípulo que Jesus amava, fê-lo com carinho e competência.
 
 
0.4. Palavra: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”(MT. 27, 45)
 
Aqui se nota, a natureza humana de Jesus. Ele se sentiu como que abandonado pelo Pai. Mas, na verdade, isto nunca aconteceu!. Ele simplesmente cumpriu ao pé da letra o que Dele os profetas preconizaram.
 
0.5. Palavra: “Tenho sede”. (Jô, 19, 28).
 
Jesus pede água a seus algozes e estes lhe dão vinagre para beber. Sadismo, ignorância e insensatez!.
 

 
0.6. Palavra: “Tudo está consumado”. (Jô, 19, 30 )
 
Sua missão estava cumprida fielmente conforme os sábios profetizaram acerca do Mestre Jesus. Dali em diante, também, os sacramentos da igreja se consolidaram, mediante a água do batismo e o sangue da Santa Eucaristia. Na verdade, na cruz brotou todos os sete sacramentos da Santa Igreja Cristã Católica.
 
0.7. Palavra: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.(Lc. 23,46 ).
 
Humanamente falando Jesus se desencarna e seu Espírito, vai ressuscitar no terceiro dia, vencendo brilhantemente a morte.
 
O Mestre, a partir da ressurreição, se encarna num outro corpo (um corpo espiritualizado) e fica ainda 40 dias aqui na terra, para encerrar definitivamente a missão que o Pai lhe confiou.
 
Nunca houve, na história da humanidade, um ser humano e Divino, ao mesmo tempo, que amasse tanto a humanidade. Um amor totalmente GRATUÍTO, por isto mesmo, puro e verdadeiro, que alma humana alguma seria capaz da fazê-lo, tão despreendidamente, como Jesus, o Mestre de todos os Mestres, o fez!.
É por isto, como diz São Paulo, apóstolo, “BUSCAI AS COISAS DO ALTO”. A alma humana sofre as influências deletérias da matéria e precisa de tempo para se purificar e se aperfeiçoar na busca do grande ideal da eternidade.
 
(*)autor é Escritor,cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse e divulgue a sua página:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 06.05.2010, 5ª.feira, às 15:58 hrs.)