A FAMÍLIA MAÇÔNICA

A FAMÍLIA MAÇÔNICA

Falar da família sem incluir a família maçônica seria de minha parte no mínimo um trabalho incompleto, ou uma falta de consideração ou de reconhecimento, deixar à margem esta plêiade de homens livres e de bons costumes, estes irmãos de coração selecionados por obra e vontade do Grande Arquiteto do Universo, que são os verdadeiros benfeitores e construtores da humanidade, que são luzes a iluminar a caminhada a ser percorrida pelos povos rumo a tão sonhada casa do Pai, através do bom exemplo de amor ao próximo, prática das virtudes, semear o bem sem olhar a quem, ajudar desinteressadamente, plantar a perseverança, combater o mal, cultivar a fé, esperança e caridade e exaltar a paz, a harmonia e a concórdia.

A maçonaria é considerada a maior família universal de pessoas não ligadas por laços sanguíneos, o maior exemplo de união entre os homens que se possa imaginar, o berço de tudo quanto é mais sagrado, puro e singelo e o seio do amor fraterno e belo.

Quero na oportunidade revelar a minha satisfação e orgulho de pertencer a tão nobre instituição de homens irmanados num só pensamento: o de ajudar ao próximo no seu crescimento intelectual, moral e social, no aprimoramento das suas virtudes, paixões e desejos, no aperfeiçoamento de suas fraquezas, deslizes e defeitos e na evolução espiritual e material de toda a humanidade.

No mundo, em que hoje nós vivemos, eu confesso não existir uma instituição mais séria, mais confiável, mais sublime, mais pura e mais sagrada do que a maçonaria simplesmente porque seus membros vivem sob a égide e às bênçãos do Grande Arquiteto do Universo, o Criador de tudo que nos cerca e o inspirador das belas obras e feitos, as quais a maçonaria vem realizando ao longo de sua existência.

Onde quer que nós possamos imaginar-nos, nos mais longínquos rincões estará um maçom de Pé e a Ordem para bem servir à pátria e a humanidade e será sempre uma sentinela avançada da paz e do amor, pronta para agir e fazer justiça com diplomacia e sabedoria, só usando da força em última instância, ou seja, quando todos os meios possíveis forem esgotados, porque cada um tem plena consciência que os problemas resolvidos com o uso da força são passageiros, enquanto que os acordados através da diplomacia e da sabedoria são duradouros, mais sólidos e consistentes.

Ao longo da vida eu passei a observar que a força do sangue fala mais forte, arrasta e atrai, mas a força do amor fraterno congrega, une, fortalece, solidariza e solidifica, é justamente daí que nasce uma força irresistível que une todos os maçons espalhados pela superfície da terra ou quem sabe o Grande Arquiteto do Universo até mesmo em outras dimensões.

Gratidão, gratidão, gratidão, minha eterna gratidão ao Grande Oriente do Brasil, ao Grande Oriente do Estado do Pará, ao Grande Oriente do Estado do Ceará, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Venerável Osvaldo Resende do Oriente de Belém do Pará, a qual eu tive o privilégio de receber à luz, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Novaes Coutinho do Oriente de Belém do Pará e a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Nova Cruzada do Norte número 1076 do Oriente de Fortaleza Estado do Ceará, as quais eu tive a honra, o orgulho e o privilégio de fazer parte de seus seletos quadros, onde a paz, a harmonia e a concórdia são a tríplice aliança, que une todos os irmãos e às bênçãos do Grande Arquiteto do Universo recai diuturnamente sobre a cabeça de cada irmão iluminando o seu caminho na longa caminhada da vida, quero também no ensejo deixar registrado o meu respeito e reconhecimento as potências maçônicas: As Grandes Lojas Confederadas e aos Grandes Orientes Independentes.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 15/06/2011
Código do texto: T3035697
Classificação de conteúdo: seguro