Quem tem medo da verdade?

Estes escritos podem ser: pedido de socorro, aprendizado, quiçá, recado de alerta.

Quem vai ensinar o verdadeiro caminho que conduz com honestidade e retidão ao além da vida?

O tema que aqui for tratado, jamais terá a intenção ofensiva, racista ou discriminatória.

Observação enfática: Sou ecumênico. Bem por isto indago modestamente na primeira pessoa e sem hipocrisia.

Tenho 66 anos de idade, sou viúvo de só um casamento o qual durou 43 anos. Sou pai de três bons filhos e avô de três queridos netos. Preservei-me aproximadamente dos bons princípios cristãos até o presente momento.

Muito escrevi sobre este assunto, e estou ávido de saber de você, a sua mais sincera opinião. Creia, ela poderá dissipar as minhas dúvidas e ficarei profundamente grato pela sua ajuda.

Fui líder religioso e estudioso de teologia desde a mais tenra idade.

Vamos às dúvidas:

Creia na minha sinceridade, estou dizendo o necessário sobre mim, para ratificar a boa intenção de conhecer a verdade humana, ou divina!

Navegante inveterado; na Internet assisti às funestas atitudes de líderes das principais religiões mundiais; digladiando-se com palavras e acusações indecorosas. Realmente; “coisas do arco da velha”. Ignominiosas atitudes diante de seus rebanhos. Fato notório a qualquer internauta que queira vê-los em deslumbrantes mansões, ou ladeando políticos. E por falar em políticos lá estão eles inseridos no contexto. O poder estatal sempre esteve ombro a ombro com a igreja, em qualquer lugar do planeta. Assim eles podem estar interligados ao povo. Na política e na igreja vemos as mais execráveis ações... Apropriações, pedofilia, luxúrias, riquezas ímpares etc. Enquanto, milhões de velhos, crianças e depauperados sofrem agruras defronte de suas mansões. Haja vista as favelas que rodeiam os condomínios de luxo. No momento em que os moradores de tais condomínios andam em seus carros importados, os miseráveis puxam suas carroças de lixos... “Nada contra aos honestos biliardários deste mundo”. Porém, sobremaneira contra ao vil pauperismo do desolamento e do esquecimento humano...

As leis jurídicas foram embasadas nas leis eclesiais, então vamos ver o que diz a matrona das leis: As Escrituras Sagradas, a Bíblia par e par com o Alcorão e outros livros sagrados.

Moisés recebeu de Deus, os dez mandamentos, lá no Monte Sinai, e suas inúmeras cláusulas. Amar a Deus. Amar ao próximo. Não matar. Não adulterar. Não roubar. Não jurar falso testemunho, ou seja: Ser verdadeiro e obviamente não mentir. Como disse Jesus: “Que a vossa palavra seja: Sim, sim! Não, não!”

Não consigo entender as contradições descritas no próprio Livro Santo. Nem quero pensar neste momento sobre as leis jurídicas. “Absurdas”. Prisões desumanas. Leis para condenar pobres. “Racismo velado de hipocrisia pura”, diante do mais frenético banditismo.

E isto aqui não é desabafo não... Insisto realmente em entender o comportamento humano, apenas isto me dará parâmetro para poder agir com mais liberdade de consciência, embora, a mim me pese a lei da involuntariedade, ou seja, quando erro sem me aperceber, até porque sou “demasiadamente humano” como disse o grande filósofo alemão: Nietchze.

Veja algumas contradições bíblicas, de cair o queixo, porém, se me parece que, há poucos interessados em contestar a verdade dentre os milhões de religiosos, quiçá, por medo de algum castigo que a mentira possa lhe causar, lembrando-se de que “a mentira é a filha do Diabo” conforme afirma categoricamente a Bíblia.

Eis alguns trechos da enciclopédia os quais falam claramente das minhas dúvidas:

Creio verdadeiramente no amor incondicional.

Versículos do Pentateuco, os cinco primeiros livros escritos por Moisés.

Nosso ícone genealógico, Pai Abraão cometendo covardemente a mentira e entregando a nossa mãe Sara ao adultério real (realeza).

2 – E havendo Abraão dito de Sara sua mulher: É minha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.

Rebeca e Jacó enganam Isaque

6 – Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão dizendo:

7 – Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.

8 – Agora pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que te mando:

9 – Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois cabritos das cabras, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta,

10 – E levá-lo-ás a teu pai, para que coma; para que te abençoe antes da sua morte.

11 – Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é varão, e eu varão liso.

12 – Porventura me apalpará o meu pai, e serei em seus olhos enganador: assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.

Veja que aberração mentirosa; duplamente maquinada pelos abençoados de Deus.

13 – E disse-lhe sua mãe: Meu filho sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.

14 – E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como o seu pai gostava.

15 – Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor;

Agora, a trama de mãe e filho, contra o patriarca que havia de dar a bênção da primogenitura ao mentiroso Jacó. Aliás, mentirosos: Rebeca e Jacó!

Não queremos sacrificar a memória de ninguém, posto que, somos falhos, mas, doa a quem doer temos de falar, já que, ninguém fala diante de um rebanho de crentes religiosos, pois, ao invés de agregar, com certeza espalharia.

- Quem é realmente mentiroso, quem como nós, fazendo perguntas sobre a verdadeira "verdade", ou quem as omitem diante do seu rebanho à espera da salvação eterna?

Não obstante, haveremos de ver alguém apregoando o mesmo capítulo, sem se dar conta da vergonhosa mentira, e até justificando que, estes atos foram praticados antes da vinda do Messias, portanto, a eles tudo era possível até mesmo a poligamia etc.

- E, por que Deus. O Todo-Poderoso permitiu que assim o fosse?

Todavia, não podemos esquecer as leis impostas por Deus!

Somos ensinados desde a mais tenra idade de que: não devemos mentir, pois, o diabo é o pai da mentira!

- Diabo e Lúcifer, não seriam a mesma entidade?

E. Se forem. Realmente ficamos embaraçados, já que, Lúcifer ladeava à sinistra de Deus, enquanto o Salvador da humanidade Jesus a sua destra!

Alguém dirá que, não devemos pegar ao pé da letra aquilo que está grafado nas Escrituras e, que é de bom alvitre não nos interessarmos nas profundezas eclesiais, e que devemos não saber além daquilo que nos convém.

E vem a história nos dizer que: Isaque na sua cegueira é ludibriado por Jacó e Rebeca.

Aproxima o filho querido "Esaú", que na realidade era Jacó e, o pai conversa e confirma com o filho a verdadeira identidade e, o filho confirma-lhe a mentira e, cheira o filho, beija, e pede beijo, e vai por aí afora a tão decantada encenação.

Reconhecemos ser o corolário da vida humana, pois, cansamos de ver filhos trapaceando os pais, numa era de drogados etc. Porém, o que nos encafifa é a crença cega no Livro, como se fora a fortaleza e garantia da salvação eterna.

Vemos os fanáticos, porque os fizeram fanáticos. Que pena, através dos ensinos do Livro, exortando-os para que atentem ao Livro Perfeito da salvação.

- As traduções e versões milenares do Livro, não foram modificadas com o decorrer dos anos?

Não seremos injustos com o Livro, concordamos meritoriamente nos seus ensinos de honestidade e bondade e, isto é irrefutável!

Relatos maravilhosos nos conta o Livro, ensina-nos sobre a maior riqueza do homem, como sempre ratificaremos nestas nossas escritas: o Amor!

Vou resumir as minhas tantas dúvidas.

O rei Davi estava sob a égide da lei mosaica, a qual condenava o adultério o homicídio e outros crimes ao castigo do apedrejamento até a morte do transgressor.

Diz-se de Jesus: Este é Jesus, filho de Davi, da casa de Davi.

Este rei possuía 700 mulheres, e não contendo-se manda matar seu mais fiel centurião Urias para se apossar de sua esposa Batseba, conhecida por Betsabá, qual gerou ao rei Salomão, herdeiro do seu trono. É muito estranho o rei não ter se submetido à lei do apedrejamento e ter como herdeiro do trono real o filho de seu homicídio e adultério.

Quanto irmão pode ter uma criatura com 700 matronas?

Salmos

Versículo:

48 - Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amo, e meditarei nos teus estatutos.

No versículo:

57 - ele diz: O Senhor é a minha porção: eu disse que observaria as tuas palavras.

No verseto:

119 - fala o rei: Tu tiraste da terra, como escórias, a todos os ímpios, pelo que amo os teus testemunhos.

Um rei que se dizia categoricamente ungido de Deus e que, vivia na mais onusta santimônia, faltou com a bonomia para com o seu centurião Urias; referto de fidelidade para com o salmista, além do que, este era o verdadeiro esposo de Batseba, como discorre-nos o livro de: Segundo Samuel, capítulo 11.

Para abreviar o assunto vamos ao Novo Testamento

O SANTO EVANGELHO SEGUNDO S. MATEUS

Prezado leitor, na realidade o Novo Testamento nos traz o evangelho da salvação, segundo os religiosos, e bem por este motivo, vamos estudá-lo com a maior assiduidade possível.

Vamos encontrar nos evangelhos descritos no Livro, certa repetição dos fatos, porém, com algumas dicotomias, pelo menos à luz do nosso entendimento.

A genealogia de Jesus

1 – Livro da geração de Jesus Cristo filho de Davi, filho de Abraão.

6 – E Jessé gerou o rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias:

O nascimento de Jesus Cristo

18 – Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se juntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

19 – Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

20 – E, projetando ele isto, eis que em sonho apareceu um anjo do Senhor dizendo: José filho de Davi, (aquele. que mandou matar Urias, para ficar com a sua esposa Batseba, mãe de Salomão) não temas a receber Maria tua mulher, porque o que nela está gerando é do Espírito Santo.

21 – E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22 – Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta que diz:

23 – Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.

24 – E José, despertando do sonho, fez como o anjo lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

25 – E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Em primeiro lugar, temos de: peremptoriamente reconhecer a grande figura do Messias, homem este, que nos ensina o Amor e o desvencilhamento da matéria, pútrida e volátil, algo de mínima importância, em se comparando com os bens do espírito. Mas, estaremos sempre perguntando sobre o seu decantado pai "Davi", a quem o Livro faz tantas alusões de santidade, ora, ora, se o Livro comparasse Jesus, como o nosso filho.

– O que pensaríamos?

O Livro não nos relata fatos debilitante na santidade do Messias, apenas algumas chibatadas nos mercadores do templo, etc. O que nos deixa pensativo, e sem muita compreensão.

E quando Pedro, saca da sua espada, e corta a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote. Ficamos então, conjeturando: - Como pode, aquele a quem Jesus fez menção de sobre ele erigir a sua igreja, desembainhar e usar uma espada?

Qual a nossa surpresa, se isto acontecesse com um pastor, ou bispo religioso que, adentrando ao templo de Deus, portando uma espada, e contra as hostes inimigas começasse a desfechá-la. Mas, isto não tira o mérito do Mestre, apenas nos conduz à dedução de que os tradutores do Livro possam ter errado, mesmo porque, errar e extremamente humano.

E por que não corrigem o erro descrito no Santo Livro para servir a verdade de Deus?

Ou o livro não se digna de tão decantada santidade?

Estas minhas dúvidas aqui postadas são poucas perto das que estão na enciclopédia:

As Verdades da Bíblia na Visão Holística

Creio verdadeiramente no amor incondicional.

jbcampos

jbcampos
Enviado por jbcampos em 04/01/2012
Código do texto: T3422047
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.