Tem certeza que está por dentro de toda a história ?

''EIS O HOMEM!''

IMPRESSIONADO PELO COMPORTAMENTO DE JESUS E RECONHECENDO SUA INOCÊNCIA, PILATOS PROCURA OUTRA MANEIRA LIVRÁ-LO. ''TENDES O COSTUME'', DIZ ELE À MULTIDÃO, ''DE QUE EU VOS LIVRE UM HOMEM POR OCASIÃO DA PÁSCOA.''

BARRABÁS,NOTÓRIO ASSASSINO, TAMBÉM ESTÁ PRESO, DE MODO QUE PILATOS PERGUNTA: ''A QUAL DELES QUEREIS QUE EU VOS LIVRE, A BARRABÁS OU A JESUS, O CHAMADO CRISTO ?''

PERSUADIDO PELOS PRINCIPAIS SACERDOTES QUE O TÊM INSTIGADO, O POVO PEDE QUE BARRABÁS SEJA LIBERTADO, MAS QUE JESUS SEJA MORTO. SEM DESISTIR, PILATOS REAGE, PERGUNTANDO NOVAMENTE: ''A QUAL DOS DOIS QUEREIS QUE EU VOS LIVRE?''

''BARRABÁS'', GRITAM ELES

''O QUE QUEREIS, ENTÃO, QUE EU FAÇA COM JESUS, O CHAMADO CRISTO?'' PERGUNTA PILATOS, CONSTERNADO.

COM UM SÓ BRADO ENSURDECEDOR, RESPONDEM: ''SEJA PREGADO NUMA ESTACA!'' ''PARA A ESTACA! PARA A ESTACA COM ELE!''

SABENDO QUE EXIGEM A MORTE DUM INOCENTE, PILATOS SUPLICA: ''POR QUE,QUE COISA MÁ FEZ ESTE HOMEM? NÃO ACHEI NELE NADA QUE MEREÇA A MORTE; PORTANTO,EU O CASTIGAREI E O LIVRAREI.''

APESAR DOS EMPENHOS DE PILATOS, A IRADA MULTIDÃO,INSTIGADA POR SEUS LÍDERES RELIGIOSOS,CONTINUA BERRANDO: ''SEJA PREGADO NUMA ESTACA!'' LANÇADA EM FRENESI PELOS SACERDOTES, A MULTIDÃO QUER SANGUE. E PENSAR QUE,APENAS CINCO DIAS ANTES, ALGUNS DELES PROVAVELMENTE ESTAVAM ENTRE OS QUE ACOLHERAM JESUS EM JERUSALÉM QUAL REI! DURANTE TUDO AQUILO, OS DISCÍPULOS DE JESUS,SE É QUE ESTÃO PRESENTES, FICAM CALADOS E NÃO SE MANIFESTAM.

PILATOS, VENDO QUE SEUS APELOS EM NADA ADIANTAM, MAS, AO CONTRÁRIO, QUE ESTÁ SURGINDO UM ALVOROÇO, TOMA ÁGUA, LAVA AS MÃOS PERANTE A MULTIDÃO E DIZ: ''EU SOU INOCENTE DO SANGUE DESTE HOMEM. ISSO É CONVOSCO.'' DIANTE DISSO, O POVO RESPONDE: ''O SANGUE DELE CAIA SOBRE NÓS E SOBRE OS NOSSOS FILHOS''.

PORTANTO. DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DELES__E QUERENDO SATISFAZER A MULTIDÃO MAIS DO QUE FAZER O QUE SABE SER CORRETO__PILATOS LIVRA-LHES BARRABÁS. TOMA A JESUS E MANDA QUE SEJA DESPIDO E DEPOIS CHICOTEADO. NÃO SE TRATA DUM CHICOTEAMENTO COMUM. A REVISTA THE JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION DESCREVE A PRÁTICA ROMANA DE CHICOTEAR:

''O INSTRUMENTO COSTUMEIRO ERA UM CHICOTE CURTO (FLAGRUM OU FLAGELLUM) COM VÁRIAS CORREIAS, SIMPLES OU TRANÇADAS, DE DIVERSOS COMPRIMENTOS,NAS QUAIS BOLINHAS DE FERRO OU AFIADAS LASCAS DE OSSO DE OVELHA ERAM AMARRADAS EM INTERVALOS....À MEDIDA QUE OS SOLDADOS ROMANOS REPETIDAMENTE AÇOITAVAM AS COSTAS DA VÍTIMA COM TODA A FORÇA,AS BOLINHAS DE FERRO CAUSAVAM PROFUNDAS CONTUSÕES, E AS CORREIAS E OS OSSOS DE OVELHA CORTAVAM OS TECIDOS CUTÂNEOS E SUBCUTÂNEOS. DAÍ, AO PASSO QUE A FUSTIGAÇÃO PROSSEGUIA, AS LACERAÇÕES DILACERAVAM OS MÚSCULOS SUBJACENTES DO ESQUELETO E PRODUZIAM TREMULANTES TIRINHAS DE CARNE VIVA.''

APÓS O TORTURANTE ESPANCAMENTO, JESUS É LEVADO AO PALÁCIO DO GOVERNADOR, E TODO O CORPO DA TROPA É CONVOCADO. ALI, OS SOLDADOS O COBREM DE MAIS ABUSOS, TRANÇANDO UMA COROA DE ESPINHOS E COLOCANDO-A COM FORÇA EM SUA CABEÇA. PÕEM UMA CANA EM SUA MÃO DIREITA E O VESTEM COM UMA ROUPA PÚRPURA,DO TIPO QUE A REALEZA USA. DAÍ, DIZEM-LHE, ZOMBETEIRAMENTE: ''BOM DIA, Ó REI DOS JUDEUS!'' ALÉM DISSO, COSPEM NELE E O ESBOFETEIAM. TOMANDO A CANA RESISTENTE DE SUA MÃO,USAM-NA PARA BATER-LHE NA CABEÇA, PRESSIONANDO AINDA EM SEU COURO CABELUDO OS ESPINHOS AFIADOS DE SUA HUMILHANTE ''COROA''.

A NOTÁVEL DIGNIDADE E FORÇA DE JESUS EM FACE DESSES ABUSOS IMPRESSIONA TANTO A PILATOS QUE ELE É INDUZIDO A FAZER OUTRA TENTATIVA DE REDIMIR JESUS. '' EIS QUE VO-LO TRAGO PARA FORA, A FIM DE QUE SAIBAIS QUE EU NÃO ACHO FALTA NELE.'' DIZ PILATOS À MULTIDÃO. ELE POSSIVELMENTE IMAGINA QUE O CORAÇÃO DELES SERÁ ABRANDADO SE VIREM O ESTADO EM QUE JESUS FICOU APÓS A TORTURA. QUANDO JESUS SE POSTA DIANTE DA TURBA INSENSÍVEL, USANDO A COROA DE ESPINHOS E A ROUPA EXTERIOR DE PÚRPURA, E TENDO O ROSTO ENSANGUENTADO MARCADO PELA DOR, PILATOS PROCLAMA: ''EIS O HOMEM!''

EMBORA MACHUCADO E MALTRATADO, AQUI ESTÁ O PERSONAGEM MAIS NOTÁVEL DE TODA A HISTÓRIA, DEVERAS, O MAIOR HOMEM QUE JÁ VIVEU! SIM, JESUS MOSTRA SERENA DIGNIDADE E CALMA, O QUE REVELA UMA GRANDEZA QUE ATÉ PILATOS TEM DE RECONHECER, POIS SUAS PALAVRAS SÃO APARENTEMENTE UMA MESCLA DE RESPEITO E DÓ.

JOÃO 18:39__19:5; MATEUS 27:15-17, 20-30; MARCOS 15:6-19; LUCAS 23:18-25.

O MAIOR HOMEM QUE JÁ VIVEU

seravat
Enviado por seravat em 13/02/2012
Código do texto: T3496505