Amor e Paixão

“O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor jamais acaba...”

(1coríntios 13. 4 – 8)

Esses simples versículos, já dizem tudo e muito mais do que se queira explicar sobre o amor. O amor é algo sublime, supremo, incomparável, eterno e para sempre. Um sentimento que surge após a paixão, e por mais que pareçam caminhar juntos, são únicos e distintos, ambos belos em sua natureza, mas opostos entre si.

Um glorioso poeta dizia: O amor é fogo que arde sem se ver, É ferida que dói, e não se sente, É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer (Luis Camões)

No entanto, esta maravilhosa poesia, pode se aplicar mais inteiramente a paixão que

é como um fogo que arde sem se ver e por mais ardente e incandescente que seja, uma ora se apaga e aquele que a cultivava corre um grande risco de se queimar, sem sentir ou perceber.

Entretanto o amor traz consigo seus pesares, ao muitas vezes não ser compreendido, ou correspondido, para aqueles que muito oferecem para pouco receber, mas é um risco que se corre, é um risco que se leva, mas se não amar que valor se tem? Por mais que não seja completado a maneira esperada, só o fato de amar, nos torna melhor e mais completo.

O amor não vem como um sentimento ardente que consome a alma e desperta um êxtase ou euforia interior é algo brando e suave, que acalma na hora da dor, o amor vem em diversas maneiras, entre amantes, amigos, irmãos, consola, ajuda e conforta, até quando não se entende. Ele se estende aonde a paixão acaba, e segue em frente, sem nunca ter fim, pois nem a morte, nem a vida, podem acabar com um grande amor. Ele é para sempre lembrado, e segue vivo, mesmo quando distante, permanece perto, eternizado dentro do coração daquele que sabe o que é amar.

A paixão visa em si seus interesses, o seu prazer, sua satisfação, causa magia e desperta no olhar uma visão extremamente diferente e na sua magnitude é surpreendente, mas quando acaba, leva consigo tudo e o que resta é nada mais. Da paixão não podemos esperar bons frutos, como um furacão devastador, passa tirando tudo do lugar, transformando a vida de todos ao seu redor e ao olhar para trás, não se encontra nem vestígios daquela cidade, onde aquele furacão passou, foi forte de mais, mudou tudo, mas enfim nada deixou.

Já no amor o que posso eu mais dizer, não há palavras suficientes para explicar, mas gestos dizem mais que mil palavras, e talvez hoje pela manhã você se sentia triste ou desanimado, por achar que a vida não te deu o valor, que o seu tudo era nada, e a quem você tanto se entregou, pouco correspondeu a você, seus filhos, seus pais, seu trabalho, não tem trazido mas o mesmo contentamento de antes e a dor no peito é imensurável, tudo parece tão injusto.Contudo pense bem, olhe pela janela, tudo que foi feito de mais belo teve o dedo de um amor muito maior, o mesmo amor que fez a todos nós, olhe para o seu filho, e no olhar dele você vai enxergar o reflexo do seu rosto, nele há amor, que você fez nascer, que você foi capaz de criar, uma obra prima sua, dádiva de Deus.Por mais que isso talvez não te dê tanta importância, saiba que o amor é algo imenso capaz de dar força a todo momento, e no estante que pensar não ter força, é esse sentimento que pode te consolar, ele não é como a paixão que outrora tem fim, mas ele é eterno, ele tudo crê, tudo espera, tudo suporta, ele transforma uma muda seca, em uma árvore forte e inabalável, quando é devidamente cultivada. O amor dá sem querer ter troca, mas é precioso, só o simples fato de amar e amamos todos os dias, amamos nosso marido, esposa, filhos, entes queridos, amamos um desconhecido, quando sem querer saber o porque nos sensibilizamos com a sua situação vivida, na natureza há amor, e não há e nunca haverá dificuldade capaz de sobrepor algo tão forte, capaz de regenerar uma vida e dar esperança a uma mãe, que muitas vezes chora pelo seu filho.

Então erga a cabeça e veja que as dificuldades sempre virão, mas elas podem ser superadas a cada novo dia, mesmo na tempestade, permaneça a amar, pois o amor é como uma brisa suave que pode trazer o frescor e o aroma que tem faltado para você.

Ingrid Vale
Enviado por Ingrid Vale em 20/04/2012
Código do texto: T3623096
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.