MEU PAI - tu não és um herói - és meu pai!

Raramente me pego sem pensar em ti, Meu Pai. Dizer que tu és meu herói, é mentir, é fantasiar, é inventar substantivos que não se adaptam a ti. Ora, um herói é um homem sem alma, sem cheiro, sem amor. Tu, meu pai, és o oposto desse herói que insistem em te nomear por aí; tu és meu pai e me basta; sem atos de heroísmo, sem atos incomensuráveis, ao contrário, tu és uma pessoa centrada, uma pessoa voltada à vida e que se preocupa em estar bem consigo mesmo e com os familiares. Só isso me basta. Digo mais, me alegra estar a teu lado que sei, será eterno. Sei que tu não és de colocar os filhos no colo, a beijar sem razão, a dizer eu te amo com frequência, aliás, não me lembro de ter ouvido essa declaração. Mas por que tu farias isso, não é verdade? Se tu estás ao meu lado, me basta saber que tu és meu pai e que posso chamá-lo e chamá-lo de PAI. Sei que o amor é abstrato e tu o tens no fundo de teu coração e reporta a cada um de teus filhos... sei que tu vives, não por nós, mas por ti mesmo, sei que amas a vida e a vida és tu mesmo e não os teus filhos e netos e bisnetos, mas sei que amas a cada um na essência da individualidade deles. Por isso também te amo. Você é pai de um “time de futebol”, sob a marca dos números, mas a quantidade não te importa; o que importa é o amor em potencial que tens por cada um de nós, a teu jeito. Meu pai, Deus quis que eu fosse a mais velha de forma cronológica, que eu passasse por muitas gerações, que eu fosse rebelde, metida também, mas, Pai, podes ter a certeza absoluta, de que o amor que tenho por ti não é diferente dos demais, meus irmãos. Eu te amo muito, Meu Pai, e entendo o teu modo de amar a cada um de teus filhos. Numa breve, mas profunda e tranquila lembrança agora, na ausência de nossa mãe, tu foste o dobro pra nós; nunca nos cortou o direito de decidir, o direito da palavra, permitiste a cada um que decidisse o rumo da vida. Pai, cada um de nós, teus filhos, entende a tua mensagem de vida. Eu e meus irmãos queremos te desejar um Feliz Dia Dos Pais que, para nós, ser pai ou ser filho é todo o dia, não precisamos de um dia especial para dizer EU TE AMO. Tu não és um herói, és apenas meu pai!

Homenagem ao meu pai, Valmir!

Agosto/2012