AMOR EXIGENTE...

O amor é sem dúvida o princípio mais profundo e mais difícil de ser colocado em prática.

Diz a proposta que “amar os filhos não é fazer tudo por eles, dar-lhes tudo o que é possível.

Amá-los é essencialmente exigir que eles façam o melhor que podem para si próprios e para os outros, pois só assim eles se sentirão plenos, realizados, felizes”.

E por que é tão difícil praticarmos o amor? Por que somos levados a praticar o amor fácil?

Será o estilo de vida, onde a falta de tempo é que rege as relações humanas?

Onde o afeto, o diálogo, a presença são substituídos por coisas, objetos e ausências?

Por que é mais fácil obter de nossos filhos o silêncio, ou evitar a cobrança, deixando de fazer aquilo que está ao nosso alcance, para não ter que dividir as atenções?

Será que é para não ter de nos chatearmos estabelecendo limites quando necessário?

Dizendo “não”, observando se o que de fato estão fazendo é bom ou mal para ele e para os outros?

Numa sociedade como a nossa, baseada no consumo, vários são os fatores externos, disponíveis em todos os lugares,

que interferem no nosso dia-a-dia, na educação dos nossos filhos.

A mídia dá a falsa ilusão de que a vida reside no prazer e nas relações descartáveis, assim como um tênis que saiu de moda

ou um aparelho de telefone de celular que já não é top de linha.

Ao optarmos pelo amor fácil corremos o risco de colaborar para que nossos filhos sejam seduzidos por essa ilusão de prazer fácil,

sem ter a dimensão das consequências que possam vir dessas opções, e é aí que mora o perigo!

A busca do prazer fácil não conhece limites. É uma porta com passagem confortável para a iniciação no mundo das drogas.

Daí a importância de estarmos sempre bem informados sobre os nossos filhos e sobre o mundo deles.

Compartilharmos dos desafios, dos sucessos e de suas angústias.

Termos a sensibilidade de apoiar ou punir quando se fizer necessário.

Estabelecer padrões e normas de condutas justas, que seguramente vão norteá-los não só nos momentos de crise, mas em toda a sua vida.

É bom lembrarmos: nós, mães e pais, que somos o referencial primeiro, sua raíz cultural é o norte!

Se queremos ver nossos filhos longe do mundo dos vícios e das drogas, devemos ter claro que amor é mais que um sentimento de bondade.

Amor é desprendimento, é compreender e respeitar o outro. Sem egoísmo, sem comodismo.

Contudo, se formos demasiadamente permissivos estaremos contribuindo para que o outro não norteie seus sentimentos, deixando-se, portanto “manipular” ou “ser manipulado”.

Cabe a nós decidirmos que tipo de personalidade quer que o nosso semelhante cultive, sendo exemplos vivos.

Quem ama exige, orienta, educa!

Que você nunca perca a esperança..

Que cada dia de sua vida seja belo...

Que seus sonhos se realizem...

Ame ao próximo como a si mesmo...

E siga com serenidade nos caminhos da vida...

Argumentei dentro do grupo "Amor Exigente"