barradivpost.png


NÃO Quero Dizer ADEUS...

Há dias venho pensando em escrever algo no estilo “cuidados com o cão idoso”, porque os poucos artigos que achei na Net, são muito “didáticos” e impessoais. Na verdade eu queria ler algo que me ajudasse a passar por essa fase delicada da minha vida. 
Como a maioria dos meus amigos sabe, eu tenho uma cachorrinha, a Nevenka, de 17 anos. Gif de cachorro

Ela está com câncer de mama. Confesso que fico chateada
porque a  
Nevenka vai ao veterinário desde os dois meses, já conheceu muitos, mas NUNCA me disseram  que esse tipo de câncer é  99% evitado com a castração.

Se você por acaso tem uma “menina”, castre-a o quanto antes, seis meses é o ideal. Não perca tempo! Poupe seu bichinho de um sofrimento futuro. Gif de cachorro

Quando “adotar”, lembre-se que hoje em dia os cães vivem bem mais que antigamente, em especial os de pequeno porte "passam" dos dez anos. Conheço muitos com mais de quinze.  Esteja preparado para cuidar do seu bichinho quando ele envelhecer, pois será a fase em que mais precisará de atenção, carinho e muitos cuidados, inclusive com consultas cada vez mais frequentes e  remédios de uso contínuo. Gif de cachorro

Como todos os seres vivos os cães padecem de muitas doenças idênticas as nossas. Envelhecem como nós, só que muito mais rapidamente. Problemas de coluna, diabetes, catarata, problemas cardíacos, renais, câncer de mama, hepáticos e até "disfunção cognitiva canina", alterações muito intensas que agem no cérebro  de forma semelhante ao mal de alzheimer.  Enfim, quase tudo que nos afeta também pode afetar o animal.   Exames periódicos são muito importantes. Alimentação balanceada, vacinas em dia, cuidados com a boca (cachorro tem que escovar os dentes e fazer limpeza da tártaro! rsrs) abrigo do sol, do frio, roupinhas de lã no inverno, protegendo as costinhas são muito recomendadas, em especial ao cão idoso. Cuidados com o banho, tosa, higiene dos comedouros (o dela é do tipo que fica num suporte  regulável conforme a altura, porque cão idoso tem dificuldade para se abaixar), cuidados com alergias, com pulgas, etc.  Criar um cãozinho (bem criado!) dá trabalho viu? Pois saiba que cuidar dele na velhice será trabalho dobrado, vai exigir de você  paciência e muito, muito amor.


Se pudesse, ele faria o mesmo por nós, tenho certeza, pois o cão sabe exatamente o significado da palavra Lealdade... 
                                 
Gif de cachorro

Procure um veterinário da sua confiança e permaneça com ele. É importante que o profissional conheça o histórico do animal, isso facilita muito!

Falando agora sobre a minha experiência, posso dizer que ganhei da Nevenka os melhores anos de sua vida. Como não trabalho fora e sou bastante caseira, sempre ficamos juntas.  Ela para mim, não é uma cachorrinha, é uma filha.  O apego que ela tem a mim, é proporcional ao que eu sinto por ela. Somos completamente apaixonadas uma pela outra. Gif de cachorro

Nesse finzinho de jornada (que segundo o médico só Deus sabe quando acabará) o que posso fazer pela minha menina?

Como ela tem bom apetite, a comidinha é sempre na hora, 10.30, 11 hr está almoçando. Ela não suporta alimentar-se apenas  de ração, mas eu misturo com peitinho de frango grelhado, que ela adora. Carne magra, cozida na pressão. (Cachorro não deve comer sal, muito menos tempero, cebola é um veneno para eles)  *Notem que falo do "meu caso".
O ideal é que o cão se alimente basicamente de ração.

                                    
Gif de cachorro

**A que ela come é própria para cães que estão perdendo os dentes, pode ser “amolecida” com água quente ou caldo de vegetais.  Gosta muito da sopa de legumes que o “pai” dela faz, amasso bem porque alguns dentes "já se foram"  rss .  Adorava frutas, quase todas, hoje não mais.
Ela é uma magra gulosa. Almoça, faz lanche e janta rss.


                                                

Com o agravamento da sua doença, só tenho ido a academia e igreja, então ela nunca fica sozinha. Evito ao máximo sair para não estressá-la. Peço ao “pai” dela (BJ), ao “outro pai” (Thiago) a “mãe” (Michelly), até meus irmãos Daniel e Mônica já ficaram com ela quando precisei sair, mas sozinha, de jeito nenhum, tenho medo! 

Quando visito minha mãe Maria Luzia, eu a levo junto,
a mãe é louca por ela rss. 
Gif de cachorro

Ontem mesmo a Dra. Roberta  Cass comentou rindo que vivemos em função da Nevenka. É verdade, não negamos rss.

A casa é “adaptada” a ela, como quando temos criança pequena, sabe?  Escadas barradas, cantos protegidos, ela está frágil, as vezes cai e não consegue levantar, estou sempre de olho e a postos para socorrer. Ela não gosta de me perder de vista, acho que se sente segura ao meu lado.

Minha menina toma medicação diária. Pareço uma enfermeira, correndo atrás dela de seringa em punho, comprimidos ocultos em petiscos, etc. rss Gif de cachorro

Mesmo assim, há cerca de um mês é rara a noite em que durmo a noite toda.  Ela acorda, ou simplesmente se recusa a deitar, (dorme na caminha, ao meu lado), fica andando sem rumo, percebo que não é dor, é próprio da idade, porque se acalma quando a pego no colo, enrolo bem num cobertor  e fico conversando com ela, até que adormeça.

As vezes, preciso de uma ajuda extra. Eu embalo no colo e a Michelly faz carinho na orelhinha dela rsss. 
Gif de cachorro

Na verdade, a Nevenka mobiliza a casa toda ...quando vejo é o BJ, a Mi, o Thi, todos ali para conforta-la. 

(Obrigada queridos!)

Nossa, poder aliviar a angústia dela, não tem preço!!!!

Tudo que ela precisa e quer nesse final de vida é a minha presença, a nossa compreensão, o nosso amor! 

É pedir demais depois de nos proporcionar tantos anos felizes? Claro que não! Quem AMA, cuida! 
                                 
Gif de cachorro

Levanto o quanto for preciso na madrugada, cinco, seis vezes, me ajoelho ao lado da caminha e converso com ela.

As palavras (todas) ela pode até não entender, mas o AMOR na minha voz, tenho certeza que sim!

Quem ao ver-se bem velhinho, doente e debilitado, não gostaria de ouvir uma voz amorosa dizendo :

“Eu te amo... estou aqui... eu nunca vou te abandonar, vai ficar tudo bem”, quem??? 

Muito em breve ela fará uma cirurgia para retirada do tumor, vai  melhorar sua qualidade de vida. Já fez todo tipo de exame que vocês possam imaginar, o DR. Fábio Mocelim da Clinica CEVET disse que  apesar da idade  avançada, ela está  em condições de submeter-se a cirurgia. A querida Dra. Roberta Cass é muito especial, super carinhosa com a Nevenka.

Todos ali sabem que ao entrega-la na clinica, estarei deixando um pedaço de mim, e se deixo, é porque confio na equipe toda que é muito competente. Gif de cachorro

Coloquei a vida dela nas mãos de Deus. Nunca me esquecerei das palavras da vó Luzia (madrinha dela rs):

“Deus amou todos os animais”. Gif de cachorro

Eu só não quero que a minha menina sofra... o amor não pode ser egoísta...tenho chorado e sofrido como só Deus sabe, mas mais uma vez  eu direi:

“Seja feita a tua vontade, Senhor”

 

A mãe ama tanto você filha...tanto...

Nosso amor é tão lindo...
que pena um dia ter que dizer adeus... 
Gif de cachorro


http://www.youtube.com/watch?v=RAO5FkzrHe0

 

*Clique no link, é MUITO lindo (A velhice de um cão)

 


                     barradivpost.png


*NÃO ABANDONE seu cão quando ele ficar idoso!

___Lembre-se, um dia, você também vai envelhecer...___



                                                               Gif de cachorro

 

 
Carinhosa
Enviado por Carinhosa em 29/06/2013
Reeditado em 23/03/2015
Código do texto: T4363903
Classificação de conteúdo: seguro