Considerações sobre o sofrer e seguir em frente

Até hoje me pergunto como não pude perceber que estava chegando ao fim aquele amor que eu tanto esperei e valorizei. Depois de passado tudo, e com a cabeça mais fria (menos quente?), comecei a entender os sinais emitidos por você. Hoje me parecem muito claros, mas à época não conseguia entender, talvez por não acreditar que tudo um dia pudesse se acabar.

Todas as vezes que me imaginava amando alguém de verdade eu sonhava em poder fazer coisas maravilhosas e românticas para quem estivesse ao meu lado. Passei anos praticando as ações que fariam meu amor verdadeiro feliz. Decorei palavras, gestos, músicas, lugares e tudo o que pudesse ser útil para agradar ao meu amor. Quando te encontrei, uma luz se apoderou de mim e tudo aquilo que passei anos ensaiando de repente surgiu em minha mente com num passe de mágica. Você era a escolhida, a pessoa a qual eu devotaria tudo aquilo que pratiquei por anos.

Sabedor da necessidade que as pessoas têm de ser amadas, resolvi que faria de tudo para que você se sentisse bem a meu lado. Recordo-me que lhe mandava poemas, traduzia músicas românticas, mandava flores, te elogiava, era paciente com suas crises e até um pouco condescendente com seus erros. Monitorava-me o tempo todo, buscando as atitudes mais acertadas e que pudessem lhe agradar. Procurava ser sincero em tudo e jamais mentir. Às vezes lhe dizia algumas verdades que outras pessoas não diriam, mas tudo o que fiz foi pensando em ajudar-te.

Os momentos em que me vi recluso e pensativo faziam sentido a partir do momento em que me colocava a pensar no melhor para nós. Entreguei-me de corpo e alma a analisar o quanto poderíamos caminhar estando juntos. Obviamente, estes pensamentos eram íntimos e eu nunca os coloquei para você. Sei que as coisas devem acontecer naturalmente, o famoso “deixa rolar”, e cada passo que eu dava era, sim, algo pensando que eu fazia de tudo para que parecesse natural. Não sei se você percebeu alguma coisa, mas o certo é que mesmo depois de todo o meu esforço, você me deixou.

Como agir em um momento como esse? O que fazer? Assim como na vida, não recebemos um manual para sair de situações desagradáveis. Apenas temos que senti-las e superar. Mas alguém, algum dia, soube passar por cima de algo assim sem sofrer? Se há, não conheço nem nunca ouvi falar. Sei que algumas pessoas superam suas dores com mais facilidade. Algumas até conseguem sofrer menos. Porém, outras ao invés de se conformar, vão atrás de seus sonhos. Meu sonho era tê-la ao meu lado por toda a vida. Mas fui de tal forma machucado que esse pensamento, hoje, mas me parece tortura.

Um dos grandes perigos da decepção é justamente quando pessoas dotadas dos mais belos planos desabam por não vê-los realizados. Dependendo do grau da decepção, podemos deixar de viver uma vida baseada na docilidade das relações e partir para uma mais dura, onde os sentimentos puros e belos são substituídos pelo medo da dor. No medo nos tornamos mais evadios e, consequentemente, mais suscetíveis ao fracasso por não nos abrir por completo ao que nos oferece a outra pessoa.

Perdemos chances demais na vida quando exorcizamos os relacionamentos que chegam depois de uma grande decepção. Procuramos os mesmos defeitos que vimos na relação em que sofremos, ao invés de procurar qualidades na pessoa com a qual estamos. Tal forma de agir tem caráter involuntário às vezes, mas pode fazer com que sejamos mais amargos e, assim, perdemos mais uma chance de ser feliz. Esse perigo é enorme, e as possibilidades diminuem na medida em que vamos nos tornando pessoas mais fechadas e de coração mais duro.

Não quero que isso aconteça comigo. Sofri demais com sua partida e tenho um buraco enorme em minha alma. Os danos emocionais são duradouros a ponto de nos fazer perder a noção do tempo. A saudade dos nossos momentos ainda machuca muito, e é uma das razões para que permaneça vivo algum tipo de sonho. Qual sonho, não sei. Mas dos meus melhores pensamentos você deixou de fazer parte. Vai ser uma lembrança. Uma lembrança dos tempos em que eu achava que ser feliz se resumia a estar em sua vida.