Dúvida

Desperto no meio da mata ouvindo o rumor das águas do rio, ininterruptamente, causando-me um intenso bem-estar; não cheguei à conclusão de que se tratasse de um sonho, ou se numa estranha realidade, eu de fato estivesse despertando no meio da mata, sem qualquer explicação plausível. Ah! Se me fosse possível definir meus destinos, se me fosse permitido decidir meus destinos, se me fosse possível definir ou decidir qualquer coisa ligada a mim mesmo, estou certo de que não teria despertado no meio da mata, ouvindo o rumor das águas de um rio, que me faz duvidar de que me encontro senhor de todas as minhas possibilidades sensoriais. Ah! se fora verdade eu despertar no meio da mata, onde as árvores fossem copadas e que necessitassem da envergadura de 5 pessoas para abraçar-lhes os troncos, onde a relva fosse absolutamente macia, e a brisa fresca me umedecesse a face, e o ruido repetido da água do rio em seus refluxos sobre os seixos me encantasse os ouvidos, como se fosse "À noitinha" uma das peças de fantasia, Op. 12de Robert Schumann. Ah! Muito bom se tudo fosse a verdade de despertar de um sono ao lado da pessoa amada, que me houvera acabado de amar de modo sutil e que me tivesse acordado com sua voz doce e seu hálito fresco para me dizer FELIZ NATAL! de repente me dou conta de que é dia de natal e no Natal todas as fantasias são possíveis, mesmo as mais inverossímeis, desde que sobre sempre um espaço para o desejo de um FELIZ NATAL!