Qual o sentido do sofrimento?

Não me lembro quanto tempo faz desde o dia em que você não quis o meu amor. Não deve fazer muito tempo, já que até hoje meu coração sente as mesmas coisas que sentia antes. Talvez até com mais intensidade. Quando inspiro e procuro sentir sua presença, seu cheiro e seu abraço, meus pensamentos se perdem nos muitos planos que fiz para te fazer feliz. Meu coração vive se machucando quando sinto que te perdi para sempre.

Qual o sentido do sofrimento? Eu não sei na realidade o que fiz para que você não acreditasse nas minhas intenções. Penso todos os dias em quais foram os meus erros quando vi você partir. A pior sensação é a de derrota. É a pior porque faz com que eu me sinta pequeno. Sempre procurei acreditar na docilidade e na segurança como armas seguras na eterna batalha da vida, mas não consegui ver que estas mesmas armas me fariam fraco diante de situações adversas, como a decepção.

Quando olho em frente e vejo o caminho que tenho de seguir, sei que ele será bem mais difícil sem a sua presença. Aquele guia que eu tinha se foi. O seu sorriso, a flor das minhas manhãs, não mais me orientará e terei de caminhar com a força do meu coração, agora despedaçado. Ninguém pode garantir vida eterna ao amor, mas podemos, ao menos, ter esperança de dias melhores quando a pessoa que amamos está ao nosso lado.

Hoje quando olho para dentro de mim, vejo um buraco em minha alma. Um buraco que insiste em se manter aberto e não tem perspectiva de fechar. Se a dor que eu sinto todos os segundos da minha vida significa a sua perda, então eu vou viver todos os segundos restantes sentindo que poderíamos ser felizes simplesmente porque a sua falta me mostrou o quão grande é o meu amor. E o quão grande é também meu sofrimento.

Todas as tarefas diárias deixaram de fazer sentido depois que você se foi. Um simples amanhecer agora é cinza demais para ser apreciado. O entardecer agora não tem mais sol. A chuva fina que cai agora faz com que eu escreva estas linhas pensando em estar com você e te cobrir de carinho, amor, atenção e afeto. Segurar-te nos braços e dizer que vou te proteger para o resto da vida, não importa o que aconteça.

Mas não. Estou aqui, sozinho, com esta eterna dor no peito. A saudade não dá trégua. Pensar que tudo que fiz foi em vão me desconsola, me arrasa. Saber que ao dormir não vou ter você ao me lado para dar um beijo de boa noite me queima o peito. Já não sinto mais a tristeza, ela é quem me sente e se apodera de mim. Fico lamentando comigo mesmo as oportunidades que perdi, mas não me arrependo de ter tentado. Não enquanto houver esperança de ter você novamente em meus braços.

Os dias passam e as pessoas passam pela nossa vida. Algumas deixam marcas profundas e outras se sentem marcadas por nós. Sempre foi assim. Mas sempre vou me lembrar que você, um dia, fez a minha vida mais alegre e me fez sentir que eu estava vivo. Deu-me uma razão a mais para viver. Hoje você me dá razões para sofrer, mas também me fornece energia para acreditar que um dia você vai voltar e se abrir a tudo que guardei para você.

Nos momentos em que a solidão é mais intensa, parece que posso tocá-la. A minha mais íntima companhia, a saudade, lembra-me a todo o momento que eu sofro por alguém que não mais me quer. Se as pessoas não conseguem perceber meu sofrimento é porque também não conseguiriam medir a profundidade da minha dor.

Vivo a vida a cada dia. Não tenho mais a pretensão de planejar o futuro desde que perdi você. Isso faço, aliás, porque a dor não me permite pensar em futuro algum sem que você esteja presente. Mas como você me disse certa vez, isso faz parte da vida e logo passa. A minha esperança é que não passe muito rápido e supere o tempo que você tem para saber que eu sou o melhor para você.