AMOR: FORÇA UNITIVA NA DIFERENÇA

O homem tem um sentimento que o liga a outras pessoas, porque ele parece ter sido feito pra isso. O amor é o causador das uniões, dos relacionamentos. Ele é capaz de unir as pessoas mais diferentes, diminuindo ainda mais as disparidades existentes entre os seres. No casamento esse efeito é bem maior e a intensidade do amor também, onde o homem larga pai, mãe e outras pessoas e coisas para unir-se a seu cônjuge, fechando algumas portas comportamentais, porém abrindo-se às novidades de uma nova forma de existir agora na unidade e não mais na individualidade.

Alguns pensam que o processo do lar empobrece suas vidas. Na verdade enriquece, pois é na convivência que o indivíduo vai crescer e aprender novas situações de vida, além de se impregnar nele a responsabilidade. Quanto mais amadurecida é uma pessoa mais ela consegue ter uma relação confortável e gostosa de viver, com muito amor, intensidade e autenticidade.

O amor não vai escravizar a pessoa, mas liberta-la de um tipo de vida experimentada anteriormente. Para que a relação tenha crescimento é preciso uma doação mútua de ambas as partes na direção de um amor real.

A coisa mais triste acontece quando pessoas imaturas tentam dentro da relação acabar com as diferenças, anulando desta forma o caráter e personalidade individual de seu parceiro. A experiência verdadeira não deve ser essa. O amor para trazer felicidade deve unir na diferença e não anular as diferenças. Desta forma todas as relações são capazes de vencer as saudades, as distâncias, as diferenças e outras problemáticas da vida a dois. Mas também, por outro lado, o exagero nas diferenças não estimula o crescimento, podendo provocar um desânimo ou desencantamento do outro. Por isso é importante a dedicação em nome da relação e da felicidade de ambos.

O amor é capaz de vencer todas as coisas

Postado por PROF MAGNO HOLANDA