PRA QUE DIZER 'EU TE AMO' SE...

O ser humano tem por natureza ser exagerado. Se ver um, diz que viu dez. Se eram meia dúzia diz que eram vinte e assim por diante. Gosta de aumentar, tanto é certo que passou ser verdadeira a expressão que “onde há fumaça tem fogo”, por mais que nada tenha sido aceso, muito menos fogo. Em matéria de amar é contumaz em querer ser exagerado, mal conhece alguém já diz ser a mulher da sua vida. Foi a uma pequena festinha conheceu um homem educado de boa aparência em seguida começa namorar, aí fica boba, é o homem da sua vida, aquele que ela procurava por décadas e agora no final da vida o encontrou, pronto, será seu parceiro até o final da vida que lhe resta. Fala isso com uma seriedade tão grande que o amado fica crente que tudo é a mais pura verdade. Mas o homem também faz a mesma coisa, são exagerados.

O correto seria sermos mais cautelosos, digamos assim, irmos mais devagar, dizer, talvez, que está impressionado com tanto carisma, respeito, dedicação carinho e assim por diante. Abrir a boca e dizer eu te amo e no primeiro teste não é aprovado(a) leva o outro a pensar que todos sem distinção nunca falam a verdade, que ao contrário de exagerados, são mentirosos. Querer culpar o mundo pelo amor que não deu certo, e se não deu certo por vários obstáculos que não conseguiram transpor, não é correto. Assumir que errou ninguém quer, principalmente quem as escondidas esquece tudo o que falou para o outro. Que por pensar que não está sendo visto pode viver uma fantasia e levar o outro a decepção, por que então dizer eu te amo ou meu erro foi te amar demais? Será que não é melhor assumir seu erro, exagero, e ter a dignidade de jamais abrir a boca para dizer eu te amo sem sequer saber o que é amor?

O tempo é o senhor das verdades, tudo ele mostra, nada fica escondido, até os exagerados são pegos de surpresa nas suas fantasias desastrosas, porque poderia-se até viver um romance, sem compromisso, e falo compromisso no sentido amplo da palavra, sem abrir a boca para dizer eu te amo. Mas na vida tudo tem um porquê, dizem alguns exagerados que aqueles que já ouviram muitos exageros sobre o amor tendem a repetir o que ouviu, eu te amo. Mas como já dito, o tempo, esse carrasco de todos nós, vai nos cobrar cada exagero proferido, nos fará morder a própria língua quando de forma dolosa tentarmos enganar o outro com nossos exageros. Mas nem tudo está perdido, devemos sempre tirar proveito até dos exageros, talvez numa próxima oportunidade sejamos exagerados ao extremo para medirmos as palavras e também não acreditar em tudo que nos falam.

Eu serei bem mais exagerado, meticuloso, observador, devagar em exagero para antes de abrir a boca para dizer eu te amo ter a certeza das reações que irei provocar na minha parceira, e também se seria amor real o que sinto ou mera ilusão de contato imediato. Certo é que, o melhor é dizer que ama quando realmente tiver certeza dos seus sentimentos, assim, não machucará ninguém nem será levado a erro pelo outro que tentará não ser menor e repetir involuntariamente o que não sente, pra que então dizer eu te amo se não sentimos o amor…