QUEM SOU EU?

Diz a lenda, que um camponês criou um filhote de águia junto com as galinhas!

Certa feita recebeu a visita de uma naturalista que conhecia os hábitos das águias e lhe disse: “Essa ai não é uma galinha”. O camponês falou: “É águia, mas eu criei como galinha. Dei-lhe comida de galinha e lhe ensinei a ser como galinha. Não aprendeu a voar, portanto não é mais águia”.

O naturalista falou – ela é e será sempre uma águia. Tem coração de águia e esse seu coração um dia a fará voar às alturas e falou para a águia: “Já que você é águia e pertence ao céu abra suas asas e voe!” A águia se sentia confusa e vendo as galinhas comendo, saltou e se reuniu de novo com elas. O naturalista não desanimou, levou-a até o telhado, mas a águia com medo de voar retornou ao galinheiro. Ele insistiu, levou-a até uma montanha e lhe disse: “Águia, já que você pertence ao céu, abra as suas asas e voe!” A águia olhou ao redor, e virada para o sol, abriu suas potentes asas e, finalmente voou céu afora. A águia sempre foi uma águia!

E eu, pertenço ao céu ou a terra?...

Será que a estupidez, a ignorância, a vaidade, a preguiça e o egoísmo atrofiaram as minhas asas?

Virado para o sol e querendo voar, peço para Deus: fale comigo!

Deus se manifesta de todas as formas – como um passarinho piando; como um trovão ecoando no céu, mas nada vi nem ouvi.

Então disse a Deus, deixe-me vê-lo, e nesse instante uma estrela brilhou no céu, também não a vi. Deus veio então em forma de borboleta que pousou em meu ombro, e eu simplesmente a espantei. Quem sou eu afinal?

A águia..., o Raimundo matuto, puro e ingênuo? Criado no mato no meio dos animais, e em perfeita comunhão com a natureza, ou o Dr. Raimundo? Quase teólogo, a águia-galinha, que não se definiu? Que não sabe quem é e o que quer? Eu sou mesmo eu?... Será que sei voar?... Se eu conseguir pensar, ... Quem sabe!

RAYSAN DE SOUZA
Enviado por RAYSAN DE SOUZA em 21/09/2007
Reeditado em 23/09/2007
Código do texto: T661805
Classificação de conteúdo: seguro