O inferno que me habita.

Entrei no pequeno e amigável restaurante, neste dia quase vazio.

Pensei: ótimo. Poderei ler meu livro em paz (Sêneca - um guia para uma vida feliz.)

Ledo engano. O único casal que se encontrava no local logo começou a discutir em voz alta:

-- Deliga essa droga.

-- Estou pesquisando nossa viagem, seu grosso. E não grita comigo.

-- Se não desligar não haverá nenhuma viagem.

-- Isso é uma imbecilidade.

Silêncio no restaurante.

Eu que tinha me sentado duas mesas de diferença de frente para o casal, levantei-me e sentei-me de costas para evitar mais constrangimento. Quem sabe ainda eu poderia ler meu livro.

A discussão continuou.

-- O que acha de irmos para o Egito, falou a jovem mulher.

-- Não gastarei meu dinheiro para ir para o deserto.

-- Dizem que é muito bonito e a companhia de viagem tem uma vasta programação.

-- O que você sabe de viagem? nunca saiu do país. Eu já viajei por todos esses lugares. Egito é uma droga. Quantos dias voce tem?

-- Tenho 10 dias de férias.

-- Muito pouco, não dá para aproveitar nada. Temos que ficar mais.

-- Ficar mais? tenho dois filhos.

-- E eu tenho quatro netos.

-- Olha. A moça do CVC esta dizendo o valor aqui no Zap.

-- Já disse para largar esse telefone. Deixa que eu conheço uma agente de turismo.

Naquela hora já sábia que seria impossível ler meu livro. Então abro aleatoriamente meu livro onde Sêneca me diz:

" a pessoa que você é

importa mais do que o lugar para o qual você vai"

Não pode ser coincidência, pensei. Será se devo mostrar isso para o casal? Então li a página anterior.

" seus vícios o seguirão a qualquer lugar que você viaje. Que prazer há em ver novas terras? Toda sua agitação é inútil. Nenhuma fuga o ajudará porque você foge acompanhado de você mesmo. Você deve deixar de lado os fardos da mente. Até que você faça isso, nenhum lugar irá satisfazê-lo."

Então pensei. Onde esses dois forem, o inferno os acompanhará.

Mas porque o destino me ofereceu esta experiência e me colocou esses ensinamentos na hora exata? não é uma mensagem para eles. É uma mensagem para mim.

Quanto inferno ando carregando e perdendo a oportunidade de ver o belo nos detalhes, de ver Deus em todas as coisas?

Terminei minha janta, refletindo sobre um pequeno desentendimento que tive com minha esposa no café da manhã.

No que depender de mim, extinguirei o inferno que me habita.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 25/06/2021
Código do texto: T7286547
Classificação de conteúdo: seguro