O que é o amor, afinal?

Acordei hoje com essa pergunta. Tomei café, a pergunta não saia do meu pensamento. Será esta uma pergunta tão subjetiva, tão opaca?

Fiquei pensando por alguns minutos sobre o amor, nas relações familiares, românticas e de amizade ou na vivência religiosa. Encontrei o seguinte questionamento: Como é o amor de Deus por nós?

Deus é amor, ele nos ama pelo que fazemos. Não há absolutamente nada que possamos fazer para que o Senhor nos ame mais e nada que deixemos de fazer faça com que o Senhor nos ame menos. Nas relações familiares, românticas e até mesmo de amizade, o amor é pelo que somos. Já o amor que Deus nos dar este é o amor incondicional, um amor único! Porque Deus é amor (1 João 4:8)! Antes que o mundo existisse, Deus já nos amava (Efésios 1:4).

O amor não se negocia. O amor não se vende. O amor não se encontra em nenhuma prateleira de supermercado ou de uma farmácia. O pode vim com o tempo. Pode ser como o nascer de um flor. Pode ser que seja a calmaria do mar que sempre viveu revolto por não conhecer antes a calmaria do coração.

Deus nos ama de verdade, quem sacrificaria um filho por nós?

Não foi a partir da crucificação de Jesus que Deus começou a nos amar. Ele nos ama desde o inicio, desde a eternidade. Seu amor é infinito, incondicional. Algo interessante também percebermos é que, o amor de Deus, fazendo parte da sua essência, não está acima dos seus outros atributos. Por exemplo, o Senhor não é mais bondoso, amoroso que justo.

O amor de Deus não muda, já o nosso pode mudar, basta um vento forte, uma tempestade, um deserto a ser atravessado. Portanto lhe digo: Em um mundo que está em constantes mudanças, sejam elas quais forem, Deus não muda, Seu amor por nós não muda (Malaquias 3:6; Tiago 1:17)! O apóstolo Paulo escreveu em Romanos 8:35: “Quem nos separará do amor de Cristo?”. Pois é exatamente isso. Nada pode nos separar do amor de Deus!

O amor de Deus por nós tem um propósito. O propósito e desejo que o Senhor tem pela humanidade é que, ninguém se perca, ninguém pereça, mas recebam a vida eterna, vivam uma vida de comunhão com Ele, se arrependam, reconheçam seus erros e confessem que, Jesus é o Cristo, seu Filho amado.

O amor de Deus permanece para sempre. A aliança e o amor do Senhor permanecem eternamente!

Eu te amo, eu escrevi hoje para lhe dizer que te amo. Meu amor fraterno e de irmandade, que tem a benção do Senhor!

Uma ótima terça-feira!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 12/04/2022
Código do texto: T7493307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.