Eterno Amor

A noção da eternidade continua sendo um dos mais enigmáticos enigmas de nossas vidas. Enquanto os cientistas buscam de forma insistente meios para prolongar nossos dias, existem outros que já se conformaram com a finitude da carne e gastam todas as suas fichas fazendo tudo o que se pode imaginar. No entanto, para ambos os extremos, disponho outro enigma enigmático: como nós, seres humanos “finitos” podemos ter a sensação de um amor que beira a eternidade? Tudo isso começa no ventre de nossas mães.

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. “ Êxodo 20:12

Embora cada mãe seja única, elas possuem algumas características que trazem à tona o conceito da eternidade. E sobre esta, remetemo-nos à imagem de Deus; dessa forma, nada melhor do que refletir sobre as nossas mães, enxergando claramente à imagem do Criador.

Um baita desafio. A maternidade de longe é uma das maiores batalhas que uma mulher pode enfrentar. Uma tarefa de dedicação exclusiva e permanente. Sobre elas reinam a responsabilidade de garantir um legado para as próximas gerações. Nada daquelas broncas são em vão, tratam-se de sábios ensinamentos para a vida terrena e eterna. Elas nos ensinam sobre a obediência, respeito, fidelidade e, também, amor ao próximo; que missão estupenda!

Mas, não são perfeitas. Ao longo das escrituras grandes missões foram dadas aos “maiores” pecadores – isso reflete o caráter metodológico de Cristo: transformar para transformar. Sabendo disso, as mães cometem muitas falhas ao longo da transmissão de tantos valores (Efésios 6:4). A sociedade atual questiona a autenticidade dos ensinamentos maternos mediante aos seus tropeços e a disseminação do individualismo e egoísmo dos tempos contemporâneos. Nunca se esqueça que os erros trazem à memória a grandiosidade de Deus em transformar vidas que, por sua vez, transformam futuras gerações.

Elas precisam ser amadas. Você pode achar isso óbvio e implícito, mas quantas vezes trazemos os “feedbacks afetivos”? Imagine-se sendo uma professora que ao final de cada aula não consegue mensurar o nível de aprendizado de seus alunos. Como prosseguir para a próxima lição? O que melhorar? Como melhorar? Talvez sua mãe já não esteja mais nessa vida, mas certamente essas demonstrações de amor precisam continuar a existir (ficou louco, Matheus? Qual o sentido nisso?). Nossas mães sempre serão eternas, até porque seus ensinamentos nos prepararam para as coisas do alto – e de forma sublime, seres humanos finitos beiram à eternidade. Nossas mães confirmam que fomos feitos à sua Semelhança.