Corinthians - Ganhar e Perder: Na derrota se conhece o Campeão.

Ganhar e Perder: é na Derrota Que Se Conhece Um Campeão

Ganhar e perder: a vida não é mesmo assim? Mais ganhamos do que perdemos. Perdemos amigos, parentes, conhecidos, além de perdemos o medo da morte, perdemos a saúde, os cabelos, os dentes, as pessoas que mais amamos. A vida é, pode se dizer, um verdadeiro exercício de perdas. Aprendemos muito com as perdas, as derrotas. O aprendizado da dor. Já pensou? Pois é: vivendo e aprendendo, ou, melhor: perdendo e aprendendo. A infância perdida. A juventude perdida. Os anos não voltam mais. Assim é também no jogo de sinuca, na tranca, na viagem que não fizemos, no sonho adiado. Há vitórias e há derrotas. Às vezes na derrota, é que se revela um futuro campeão. Perdemos para nós mesmos. É a pior perda. Agora, com o Corinthians rebaixado não é diferente. Os alunos, amigos, sobrinhos, vêm cobrar. Normal. Saber ganhar e saber perder. Não é assim o nosso registro nesse campo de lavanda dos sonhos? Pois o Corinthians perdeu feio (perdeu pra ele mesmo), e temos que levar numa boa, aceitar, até porque, falando sério, chorar por alguns cacarecos; incompetência, roubismo, suspeitas arbitragens (que mandam repetir um pênalti três vezes... se fosse o Rogério Ceni valia tudo...), não vale a pena nem nos perdermos de nós com um ataque cardíaco. Temos que saber lidar com a situação. Escrever cartas pros jornais, detonar os que se aproveitaram do Corinthians, fazer as máfias e quadrilhas anticorinthianas que estavam no clube devolver a grana, mandar alguns trogloditas falsos corintianos pra cadeia. Será que sobra algum? Perdoar sim, mas só o Felipe, o Betão, o Iran, o Moradei, o Fábio Ferreira, o Finazzi e mais um e outro, talvez o Arce. E mandar embora Gustavo Nery, Zelão, Carlos Alberto, Ricardinho, e, até – por que não? – trazer de volta o Coelho, o Roger, quem sabe tentar com alguns jogadores perdidos por aí, como o Otacílio, o Canindé, e ainda o zagueiro Luiz Henrique do Flu, sonhar com o Rodrigão do Santos, o Makelelê do Palmeiras, ver se querem voltar o Fábio Luciano, o Marcelo Matos, talvez até mesmo o Gil e, por que não, o Luisão? E de Técnico, talvez o Leão (pra cobrar vergonha cara) ou mesmo o Mano Menezes. Mudar o comando. Planejamento. Competência. Raça: honra e glória. Pior: suspeito até – E o diretor das Arbitragens da CBF é...pasmem...Corintiano (de uma oposição rastaquara...) que, para variar, jogou contra: os árbritos apitaram contra...ajudaram a ferrar o Timão. E o São Paulo, como sempre, foi beneficiado (de novo)...ninguém viu nada? Pois é: e o Inter jogou com um time de moças com batom vermelho e se rebaixou pro Goiás. Que vergonha! Não era para ser anulado o jogo por ser um derby de compadres? Bem, voltando ao Corinthians: mudança total, radical mesmo. Deixemos o Bruno Bonfim, o Wilson, o Carlão e o Lulinha serem juvenis, aspirantes, comerem a grama. Para vestir a segunda pele que é a camisa do Timão, tem que ser homem, ter raça, não é cruz pra qualquer um. Que o rebaixamento sirva de lição. Que o maior corinthiano do mundo, o Presidente Lula mande a Policia Federal investigar o Setor de arbritragem da CBF, via força-tarefa com ação direta do Ministério da Justiça. E que saibamos agüentar as troças, as piadas, os cartuns, pois um dia fomos campeões do mundo, e no outro dia essa desgraça toda. Chega de aventureiros, pára-quedistas e outros Vampetas. O Timão é coisa séria. Eleição direta pra presidente do time que tem a maior e melhor torcida do país, com a Nação Fiel toda votando também. O que ficou de bonito, foi essa torcida chorando sangue porque o céu caiu, mas, ainda assim, na alegria e na tristeza, aplaudindo com amor e fé, iluminando os estádios de luz e lágrimas. Não vamos abandonar o Timão agora e nunca. O céu caiu. Choram as estrelas. Vamos cobrar e muito dos incompetentes que estão ainda no poder. Respeito muito minhas lágrimas.

Silas Correa Leite, Poeta Sofredor, de Itararé-SP

Autor de Portas-Lapsos, Poemas, e Campo de Trigo Com Corvos, Contos

E-mail: poesilas@terra.com.br

Blogue: www.portas-lapsos.zip.net

Texto da Série: Eram os Deuses Corinthianos?