Sobre o Amor caridoso

 

 

O amor caridoso acontece quando sentimos compaixão pelo próximo que, naquele momento, está necessitando da nossa ajuda, do nosso tempo, do nosso trabalho, da nossa atenção, cuidado, dedicação.

 

O verdadeiro amor precisa ser bom. O verdadeiro amor é um dom divino, mas só pode se realizar em nós, se em nosso coração estiver um verdadeiro sentimento e propósito servil. Servir, a si mesmo e ao próximo, com bondade, prestesa, dedicação constante.

 

Amamos quando aceitamos gerar um novo ser, sendo pais, pai e mãe, ou só mãe, coisa que está muito comum. Os homens querem amor, mas não sabem amar. Mas muito temos que aprender sobre amar e servir, nós, mulheres...

 

Por isso digo que, mais que um dom, o amor caridoso é uma necessidade, um desejo, que nasce do coração humano, pela fé adquirida através de exemplos de amor, como o Grande e incansável amor de Jesus Cristo, Deus conosco, Deus Filho, que desceu à Terra para nos ensinar um caminho novo, que somente pode ser alcançado com o verdadeiro amor, que deve ser cheiro de justiça e verdade, bondade, solidariedade.

 

A fé em Deus. A fé em Jesus Cristo, nos encaminham à conquista e prática desse amor que pode salvar a humanidade, dando a nós a força e a coragem, e tudo o mais necessário,  para a prática  do bem, com justiça, respeito, retidão.

 

O amor é um aprendizado prático que pode ser ensinado.

O ensino do amor acontece sim, mas as interpretações tendenciosas ou equivocadas podem atrapalhar muito. Há como melhor o ensino sobre o Amor, ou o Bem, inclusive nas salas de aula das escolas. Ensinando, por exemplo, sobre respeito e honestidade. Leis básicas para convivências saudáveis e produtivas.

 

O amor é um aprendizado prático que pode, e deve, ser ensinado.