Madonna, a rainha do pop, faz 50 anos - (16/08/2008)

Madonna meio século de talento, irreverência e muita história pra contar.

Madonna completa 50 anos, neste sábado dia 16 de agosto de 2008. A sua obra eclética e a sua imagem cameleónica fizeram dela uma lenda durante os seus 25 anos de carreira e também a rainha de um estilo de música: a pop.

A cantora é reconhecida pela sua capacidade de se reinventar. Já foi uma material girl, uma virgem tocada pela primeira vez, uma mulher ligada à Cabala e uma mãe dedicada à família, e aos três filhos, escreve o site 20 minutos.

Madonna Louise Verónica Ciccone, nasceu em Bay City, Estados Unidos, em 1958, e não teve de esperar muito para alcançar o êxito que sempre sonhou. Em 1983, lançou o primeiro álbum, seu homónimo, que lhe trouxe os primeiros sucessos: «Lucky star», «Boderline» e «Holiday». No entanto, Madonna só atingiu o estrelato com o lançamento de «Like a Virgin», um ano depois, de onde saiu o tema «Material Girl», uma das canções mais provocadoras de então. Quem não se recorda do famoso vídeo da música, onde a cantora encarnou a pele de uma outra diva loira: Marilyn Monroe.

Esta foi a época marcada pelas capas na revista Playboy, muito à custa de uma sensualidade que sempre fez questão de espalhar. Os vídeos também ficaram mais provocantes e naturalmente surgiu o casamento com Sean Penn, em 1985. Um matrimónio marcado pelos rumores de violência doméstica. No entanto, em meados da década de 80, os seus concertos são marcados pelo uso de rosários, o que causou a fúria da Igreja Católica, e pelo uso de lingerie sensual, que chocou uma época.

A sua imagem reacionária e as suas constantes transformações também serviram de exemplo para milhares de adolescentes que sonhavam vestir-se à altura da diva. Em 1989, Madonna divorcia-se de Sean Penn e lança «Like a Prayer», por muitos considerado o seu melhor álbum.

No início da década de 90, surgem os álbuns «Erótica» e «Bedtime Stories» pouco tempo antes de voltar a surpreender o mundo ao encarnar a personagem de Maria Eva Duarte, a segunda mulher do presidente argentino Juan Domingo Perón, no musical "Evita", em 1996.

Pouco tempo depois nasce Lourdes Maria e Rocco, já depois da diva ter casado com Guy Ritchie. A última grande transformação da diva aconteceu quando se dedicou ao culto da Cabala, uma tradição judia que interpreta de forma mística e alegórica o Antigo Testamento.

Hoje com 50 anos a cantora está preparando uma nova turnê mundial, «Sticky and Sweet» que vai promover seu mais recente álbum, "Hard Candy", e que também passará pelo Brasil ainda este ano. Ela tem shows agendados em São Paulo e no Rio de Janeiro em dezembro de 2008.

Será a primeira passagem de Madonna pelo país desde 1993, quando ela trouxe o seu "Girlie Show" aos estádios do Morumbi e do Maracanã.

Durante 25 anos surpreendeu e superou todas as expectativas. Durante quantos anos continuará Madonna a marcar o mundo da música?

Com suas atitudes progressistas, Madonna mexeu com a sexualidade do mundo, com a mesma intensidade que leva milhões às pistas de dança - uma coisa está interligada à outra, claro. O fato de ter um nome sagrado, ligado à maternidade, misturando sexualidade e espiritualidade (como no célebre clipe de Like a Prayer), selou sua imagem de provocativa. Como diz a cantora Tori Amos no livro de Lucy O’Brien, "a união dos temas Madonna, virgem e sexo foi como reiniciar o computador da Madonna histórica".

Madonna é dona do recorde mundial do Guinness de maiores vendas de todos os tempos de uma mulher, com venda estimada de 200 milhões de álbuns.