ABRIL É O MÊS DO LIVRO!

Nadir Silveira Dias

Abril é o mês do livro porque são três as datas em que se comemora o Livro. Num único mês!

No dia 2 de abril, que foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro Infantil, ou o Dia Internacional do Livro para Crianças, por ser a data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen.

A denominação "livro infantil" se enquadra às obras escritas, ilustradas ou não, que são lidas pelas crianças. Geralmente inspirada nas lendas e tradições de folclore dos povos.

A literatura infantil engloba desde os clássicos da literatura mundial aos livros apenas ilustrados, sem texto, sejam contos de fadas, lendas, fábulas ou histórias de aventuras, mesmo que não tenham sido escritos exclusivamente para as crianças, são classificados como infantis os livros que são lidos e apreciados por elas, segundo consta no saite governamental (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/livroinfantil/home.html).

No dia 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, nos termos da Lei n° 10.402, sancionada em 08 de janeiro de 2002, pelo então Presidente da República, e objeto de outra matéria.

Já no dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro, juntamente com o do Direito do Autor.

Foi instituído pela Unesco em 1995 com o objetivo de atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para este que é um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem. Em várias cidades do mundo acontecerão eventos comemorativos.

A escolha do dia deve-se ao fato de que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.

Mais detalhes sobre o Dia Mundial do Livro no saite www.unesco.org/culture/bookday, consoante bem noticia a Câmara Brasileira do Livro (http://www.cbl.org.br/news.php?recid=109).

O que era bom ficou melhor.

Melhor mesmo, no entanto, seria que pudéssemos comemorar o livro com a certeza de que todas as edições saíssem do prelo com, pelo menos, três mil exemplares.

Com isso teríamos um preço menor para ofertar ao leitor e, conseqüentemente, maior acesso ao livro, maior número de leitores e mais novos leitores a cada novo livro lançado.

Para isso, lutar é preciso! Avante!

Escritor e Poeta - nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 14/04/2006
Reeditado em 18/04/2012
Código do texto: T139165
Classificação de conteúdo: seguro