UM TRIBUTO AO CENTENÁRIO DO LEÃO!!! (CARPINA PE.)

A HISTÓRIA DE CARPINA E O POEMA EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO LEÃO!!

Desde a ultima sexta feira 04/09/2009 que os moradores de Carpina estão em festa com as comemorações do centenário do Leão, um monumento histórico que há cem anos ostenta sua beleza e imponência erguido no topo de um pedestal numa das principais praças da cidade as festividades se estenderão até o dia 11/09/2009 data em que se comemora a emancipação política do município.

A HISTORIA!!!

Origem do nome

A origem do nome é atribuída ao carpinteiro Martinho Francisco de Andrade Lima, a quem chamavam de o "carpina". Porém, existiam outros carpinteiros como, Martinho José de Andrade Lima e Luís José de Melo, deixando a dúvida de a quem de fato se deve o nome do município. Porém é certo que foram eles que contribuíram para o surgimento da cidade.

O nome "Chã do Carpina" foi dado pelos almocreves do interior, notadamente de Limoeiro e Bom Jardim, que carregavam em Recife, dormiam em Camaragibe e madrugavam para passar cedo na Mata de São João, com medo de serem assaltados. Dormiam na Chã do Carpina onde trabalhavam dezenas de carpinas, tirando madeiras para construção.

"Antes da estrada de ferro, um carpina em companhia da mãe velhinha, a tia Aninha, que à sombra de uma jaqueira vendia cachos de banana. jaca e cachimbos. De caminho, os cargueiros e viajantes paravam na tenda do carpina. repousando e comendo, vindo daí a expressão de Chã do Carpina". (Sette, Mário- Senhora de Engenho - Ed. Asa Pernambuco, 1986.)

A partir de 15 de dezembro de 1901, pela lei municipal n° 12, passou a chamar-se distrito de Floresta dos Leões, numa homenagem não intencional aos pernambucanos heróis da Guerra dos Mascates, de 1710, (entre Recife e Olinda) que fugindo das perseguições do inimigo vencedor, se refugiaram em floresta de Tracunhaém, liderados por Leão Falcão Eça. Eis a floresta e os leões da floresta. (Anais Pernambucanos. Costa, F. A. Pereira da. FUNDARPE - 1983.)

Segundo alguns, foi o Dr. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, morador da localidade, que pediu ao presidente Afonso Pena - em excursão pelo Nordeste, a permissão para mudar o nome do lugar para Floresta dos Leões. Ele concordou e doou um conto de réis para ajudar na compra do Leão de bronze que se vê num pedestal, na Praça de São José, inaugurado a 7 de setembro de 1909. Nesse monumento, em placa comemorativa, lê-se: "O povo ajoelhado venera os heróis de Pernambuco chamando-os "Leões do Norte".

Esta nova denominação foi bem aceita por Paudalho, mas Nazaré recusava-se a usá-la. Somente em 09 de dezembro de 1938, através de decreto - Lei Estadual volta à localidade a ser denominada de Carpina, por sugestão do jornalista Mário Melo que recomendava a volta dos nomes de origem de algumas cidades pernambucanas.

A mudança do nome não agradou aos "leo-florestanos," segundo enquete feita pelo Floresta jornal. A Lei Estadual nº 991 de 01 de julho de 1909 elevou a localidade à categoria de vila abrangendo dois distritos: o de Floresta dos Leões, pertencente à Paudalho e o de Carpina, pertencente a Nazaré da Mata.

A Lei Estadual 991 de 1 de julho de 1909 caracteriza as povoações que terão a categoria de cidade e a de vila, ficando nessa última categoria a vila de Floresta dos Leões.

A Lei Estadual 1572 de 16 de maio de 1923 constitui o município de Carpina no território conhecido como Floresta dos Leões, entre os municípios de Nazaré e Paudalho. Sua sede continuará sendo denominada Floresta dos Leões.

Em 11 de setembro de 1928, a Lei Estadual 1931 constitui, mais uma vez, o município, com o nome de Floresta dos Leões, formado pelos distritos de Carpina e Lagoa do Carro, cujo funcionamento iniciaria em 1 de janeiro de 1930.

Decreto-lei estadual nº 235, de 9 de Dezembro de 1938, muda a denominação do município de Floresta dos Leões para Carpina.

Baseado nessas historias fiz o poema abaixo em homenagem ao citado “LEÃO”

O poema foi recitado por uma jovem carpinense por nome “LARA” diante do monumento por ocasião das festividades comemorativas que começaram na ultima sexta-feira

Carlos Aires

UM TRIBUTO AO CENTENÁRIO DO LEÃO!!!

(CARPINA PE)

Rei leão:

Há cem anos exposto nessa praça

Para nós não representa ameaça

E sim orgulho, esse belo monumento

Há um século faz parte dessa historia

Representando-nos com garbo brio e glória

É justa e merecida à homenagem

Que lhe prestamos nesse evento

É rei leão:

Um centenário já faz, e imponente

O teu passado é límpido e transparente

O teu presente e futuro sem duvidas genial

Se no outrora reinasse triunfante

Hoje ainda reina pomposo e elegante

Ostentando a bravura e a coragem

A exibir-se no topo do fidalgo pedestal

Nobre rei leão:

Se hoje aqui expomos seus legados

É em honra ao mérito, aos nossos antepassados

Que com coragem demonstraram serem tão fortes

Chateaubriand pediu ao ilustre presidente

Afonso Pena, que o atendeu de forma coerente

E erguido está aqui, o monumento

Representando os nossos heróis “Leões do Norte”

E assim rei leão

Como um marco incólume ora lhe vejo

E que deu vida e impulso ao singelo lugarejo

Que se formava em derredor da antiga estação

E do topo da coluna que o ergue, majestoso

Mostra-nos um passado sem maculas, valoroso

Que almeja um futuro prospero

Subseqüente, de geração pra geração

Carlos Aires 24/07/2009

Carlos Aires
Enviado por Carlos Aires em 05/09/2009
Reeditado em 09/09/2009
Código do texto: T1794176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.