Um professor, um mestre, um amigo

Então. Não sou do tipo que se lembra de aniversário, mas com essa tal de orkut, fica quase impossível de esquecer. Eu abro minha página e lá está: "deixe seu recado, aniversário de fulano, deixe seu recado, aniversário de bertano, deixe seu recado..."

Isso não quer dizer que eu não me importe, de jeito algum, no entanto, sempre imaginei que existem outros dias pra dizer o quanto você gosta de uma pessoa, não precisa ser em uma data específica, principalmente em uma data em que essa pessoa fique mais velha. Antropologicamente falando, a nossa sociedade já se acostumou com a cultura de comemorar aniversários e deixar de dar parabéns pode significar desdém. Afinal, é mais um ano de vida. Doze meses. Cinqüenta e duas semanas. Trezentos e sessenta e cinco dias. Oito mil setecentos e sessenta horas. Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos. (Me recuso a mencionar os segundos)

Mais importante ou mais gratificante do que dizer o quanto ama alguém é demonstrar. Ações nunca estarão aquém das palavras. Quando gostamos muito de alguém e conseguimos expressar isso com um gesto, esse gesto deve ser muito mais bem recebido do que todas as palavras que pudessem ser compostas e organizadas.

Entretanto, não só em nossa cultura, mas em várias outras, as palavras tomam um significado muito especial, mais voltado para o simbolismo, obviamente, mas, que, de outra maneira, não causariam o mesmo efeito. Poetas, historiadores, professores, pesquisadores, músicos, cineastas, médicos, engenheiros e muitos outros já tiraram em pelo menos algum momento proveito das palavras por eles escritas ou por outros. Quer fossem antepassados transmitindo informações importantes sobre suas descobertas ou quer fossem apenas seres humanos externando suas emoções.

O que estou dizendo? Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia. De são compostos os livros, sejam bons ou ruins a não ser de palavras? Não existem palavras jogadas ao vento. Todas cumprem um objetivo, mesmo que não seja o primário. A pessoa pode lançar uma palavra visando cumprir um determinado e, sem se dar conta, cumpre dez outros, mui embora o seu alvo inicial nem tenha sido cumprido.

O que estou querendo dizer é que não importa o quanto as pessoas (sejam elas quem forem) nos critiquem por sermos nós mesmo, com muitas palavras, sensíveis, por vezes até meio bobalhões, somos e sempre seremos especiais. Não pense que essas palavras são apenas por causa de uma data. Você, melhor do que ninguém sabe que não é. Incorporei o personagem da nossa cultura. O aluno que deseja agradar o mestre e tira proveito da data de aniversário para dar uma ‘puxada de saco’.

O problema é que não preciso de nota. Já sou um profissional formado. Concluí um curso pela primeira vez em minha vida. E tinha que ser você a pessoa a estar lá, me acompanhando? Tinha que ser você a pessoa que, a cada semana, me impedia de desistir? Tinha que ser você a pessoa que me desafiava e me colocava a prova com perguntas capciosas e com sugestões de pesquisas ingratas?

Poderia ter sido qualquer outro? Talvez. Nunca saberemos. Mas, o fato é que foi você. Você vestiu mais uma vez a camisa do profissional mais desvalorizado de nosso país e comprou a idéia. Por vezes, arrancando o sorriso de meu rosto e por outras o colocando de volta. Por vezes sendo irritante e por muitas outras sendo apenas você mesmo. Poderia ter sido qualquer outro, mas tinha que ser você, tirando meio ponto por um erro simples. Mas, acrescentando para a carreira um conteúdo inestimável.

Não. Ainda não acabou. Bem feito. Ninguém mandou fazer aniversário na época do ano em que eu mais estou inspirado e emotivo. Como já abri mão de certos ideais e escrevi algo pra você no seu aniversário, pode ser que no futuro, venha até a te dar algum presente, mas ainda não estou preparado para isso.

Hoje somos uma equipe e isso me alegra muito. Alegra-me tê-lo mais por um ano. Por mais doze meses. Por mais trezentos e sessenta e cinco dias. Por mais oito mil setecentos e sessenta horas. Por mais quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos. (Me recuso mais uma vez a mencionar os segundos) Espero que seja muito feliz por mais esse ano e que atinja seus alvos. Saúde para você e para sua família.

Parabéns, Nivaldo e muito obrigado.

Prima
Enviado por Prima em 23/07/2011
Código do texto: T3112843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.