60 ANOS!!!
Primeiro de Janeiro: Ano Novo, Vida Velha!
Desde os meus tempos de criança – e põe tempo nisto! - algumas viradas de ano foram aguardadas com muita ansiedade. A primeira delas - que me lembro muito bem, foi 1973, ano em que completei meus primeiros 18 anos. Na minha época a data mais esperada por todos os jovens era o dia que completaria este mágica idade. Depois veio o ano 2000: o início de um novo século, o bug do milênio. Quanto mistério, o que aconteceria com o mundo? Pra mim, o mais importante seria meus 45 anos. Não conseguia imaginar como o mundo poderia acabar se eu estava chegando à minha melhor idade. Ufa! Passamos sem grandes percalços e chegamos a 2005. Outra virada que aguardei cheio de expectativas, pois com ela, comemoraria meus 50 anos de Vida. Não! Não é um ano a mais. Não são simplesmente cinco décadas. É meio século de existência! Uma data especial e gratificante. Agora, eis que me vejo apreensivo e angustiado, aguardando a chegada de 2015. Assim como todos o foram, ele também o será importante e benvindo. É o ano do meu sexagésimo aniversário.
Sim, 60 anos!
Ninguém estava mais irrequieto do que eu. Nas semanas que antecederam o tão esperado dia, senti-me estranho, perturbado, meio fora de mim.
Fiz uma retrospectiva de todos os 59 anos já vividos e um longa-metragem rodou na minha mente, só que no formato de uma novela televisiva, em capítulos. Tudo que vivi, tudo que passei, tudo que construí, tudo! Tudo transbordava em sentimentos. Todos os momentos que afloravam vinham carregados de emoções, alegrias, tristezas, arrependimentos...
Arrependimentos pelo que fiz de errado, pelo que não fiz, pelo que deveria fazer. E o filme parecia não ter fim. A todo instante ‘flash backs’ explodiam em reminiscências e implodiam minhas lembranças. Vejo que fui muitas vezes impetuoso, ignorante e as oportunidades perdidas me martelavam a consciência.
Se eu soubesse aos 20 anos, o que sei hoje aos 60 anos...
Neste momento, quando o mundo todo comemora o novo ano, eu comemoro-o duplamente feliz: Feliz por mais 365 dias de saúde, paz e realizações, feliz por mais um ano de Vida.
Ao pipocarem os fogos e espocarem as champanhes, meu primeiro ato é agradecer a Deus: primeiro pela Vida, depois pela Família e por fim, por todos os meus amigos. Saúde a todos! Feliz Ano Novo! Feliz Vida Nova!