12 de agosto dias dos pais

Aproveitando o ensejo das comemorações deste dia, façamos uma reflexão a respeito da figura e da missão do pai.

Nos tempos atuais aquela figura de pai patriarcal sucumbiu. Foi sufocada pela sociedade moderna. Os poucos que restam pagam um preço atroz por não se adaptarem e não seguir a evolução dos tempos.

Ser pai não é e nunca deveria ser uma fatalidade. Ser pai é uma vocação. Com sua esposa o homem projeta a chegada do filho. Este nasce e o homem juntamente com a companheira percebe que o filho requer o seu tempo, suas habilidades, suas forças, seu amor e sobre tudo o seu carinho. O pai tem que conquistar seu filho pelo coração, pela dedicação e não com presentes caros e tentando agradá-lo. É preciso que o filho ou a filha sinta o quanto é importante para o seu pai e sua mãe.

O pai tem que ser forte e dedicar amor a seu filho, pois o amor é terno e forte. O amor não castiga sem razão, mas corrige com ternura. Através do amor é possível orientar a liberdade dos filhos, para que estes percorram caminhos de plenitude e evitem sendas, que uma vez trilhadas não tem volta. Eu disse que o pai tem que ser forte, mesmo sabendo de suas fraquezas, pois só assim ele pode compreender a fragilidade de seus filhos. É por isso que o pai acolhe a filha que erra, o filho que toma caminhos tortuosos. O pai deve propor e não impor. O pai não pede o mínimo, mas exige o máximo. Cabe ao pai fazer com que seus filhos sejam capazes de fazer escolhas criteriosas na vida e saibam assumir a responsabilidade de seus atos e de seus gestos. Embora caiba aos filhos caminhar com suas próprias pernas e escrever a sua própria história à medida que o tempo passa, cabe ao pai ensinar a não confundir liberdade com libertinagem.

Em provérbios 23, 12-25 lemos o seguinte: "Não é preciso que os pais sejam heróis, embora muitas vezes o sejam. O que é preciso é que todos os pais sejam conscientes da grandeza de sua missão".

Que os filhos se espelhem nos bons exemplos dados por seus pais. Essa é a nossa mensagem no dia de hoje.

João pessoa 09 de agosto de 1999. E.V. Francisco Solange Fonseca

FSFonseca
Enviado por FSFonseca em 11/08/2018
Código do texto: T6416536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.