O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O GONÇALVES?




Caros amigos e parceiros de poemas, quero lhes dizer que estou numa corrida contra o tempo.
Desde o dia 04 de Dezembro, que se iniciou uma nova saga. Minha mãe sofreu outro AVC. Esse foi mais agressivo onde ela corria grave risco de vida. Está com sonda; e agora, água, comida e remédios são dados por ela. Confesso que essa foi a minha pior férias da Universidade. Eu e me irmã íamos visitá-la no hospital; e no dia 24 de Dezembro ela ficou de alta. Eu fui buscá-la com um amigo que sabia dirigir. Lá a enfermeira deu-me todas as explicações de como cuidá-la, assepsia, e tudo mais. Deixamo-nos em casa. Saí novamente e fui ao mercado comprar alguns produtos para ela e a ceia. Uma loucura, tudo para última hora. Quem sempre prepara as ceias de Natal e Ano-Novo sou eu; portanto, sempre sobra para mim.
Estava um pandemônio os mercados, quase não consegui comprar nada . Cheguei em casa, cansado, e com dores nas pernas de tanto andar e fui para à cozinha. Preparei a refeição para minha mãe. Temperei o chester, fiz o arroz com castanha e azeitonas, uma farofa doce e outra salgada. Desci, dei a refeição para a enferma, e quando terminei tudo eram duas horas da manhã. Passei o Natal fazendo comida. Mas, estava tão cansado que nem tive pique para sair. O ano-novo não foi muito diferente. Trabalhei no dia 31; e ao sair do serviço fiz o mesmo que no Natal.
Fiquei tão esgotado que comecei sentir o resultado pelo corpo: barba falhando, dores nos corpo e no peito, braço dormente. Fora a coluna que ficou prejudicada devido a carregar minha mãe no colo. Agora ela não anda mais, não fala, praticamente vegeta. Aconteceu duas crises com ela: uma taxa de glicose baixou demais, e a outra a de sódio. Ela se encontra internada na UTI. Está com infecção generalizada, infecção urinária fortíssima – chegando a sair pus de vagina –, com o peito muito cheio, e anemia profunda – a ponto de precisar receber sangue. O médico disse que ela emagreceu demais – e eu percebi isso também. Sei que aos finais de semanas faço meu melhor: bato as hortaliças com arroz e feijão, coloco Sustagen, proteína. O problema era saber se na semana é assim. O médico disse que o estado dela era crítico e irreversível. Devido a grande perca de massa muscular ela so consegue respirar com o aparelho. Porém, a família dos Gonçalves é resistente, o médico disse que conseguiu baixar um pouco uma das infecções. aleluia!!
Quando voltaram às aulas pensei em desistir. Ainda paguei a mensalidade. Pensei, pensei e pensei... Aí falei a mim mesmo “vamos tentar, caso não dê, trancarei a matrícula. Por que? A faculdade exige dedicação total e cuidar de minha mãe também. Aos finais-de-semana eu sou o enfermeiro. E quando vejo já são18 horas de domingo. E nesse semestre – que na verdade são de quatros meses apenas – leremos 24 livros entre didáticos e para trabalho. Olha, não é fácil. Bem sabemos que aprender é dolorido – com disse a professora Keila – e realmente vejo que é mesmo. Depois, o serviço uma correria só. Eu cuido da parte administrativa, atendo aos telefones, cadastro os clientes e fornecedores, faço orçamentos, vou ao banco, enfim... Fiquei sem tempo de nada mesmo até mesmo de publicar meus textos e comentar os amigos. No serviço além da correria o patrão fica em cima, aí complica. Então, gostaria de pedir-lhes desculpas, pelo aparente descaso e sumiço, não é por falta de consideração não. Em breve melhorará e, poderei comentá-los.
Agradeço aqueles que cheguei a comentar e oraram ou tiveram pensamento positivos.
É isso meus amigos, não quero chateá-los com os dramalhões mexicanos, mas essa é a realidade do momento. Tive minhas crises, e depois um refrigério abateu sobre minha alma – só pode vir do Eterno, Ele sempre me responde.
Conto com a compreensão de todos.
Agradeço aos que me visitam assim mesmo: Arão Filho, Jacó Filho, Deley, Xama, Milla, Mário R. Guimarães, Reinaldo Rhusso, Ivi, Pauletto J.A., Marcos Loures, Marco Rodrigues, Clara Luna, Hluna, Gil de Olive, Valério Márcio, Dominique, Profa, Zédio Alvares, Paulo Kostella, Demétrio Sena, Maria Luzia D'Enrrico Nieto, Zélia Nicolodi, Giovanny, Ana Maria Gazzaneo, Cláudio Camargo Martins, Gigio Jr, Gelis, Teris Henrique, Sam Moreno, Zelda, Tusta, Mª do Socorro, Preto, Edson Gonçalves Ferreira, Pedro Goltara, Hassin, Amargo, Sogueira, Rose Stefen, Cyro Mascarenhas Rodrigues, Vinicius Lena, Vandeley Maia, Mª Quitéria, Henricabilio, Rose, Reinaldo Ribeiro, Zaqueu Borges Machado, Ana Paula, Paulo Sérgio, Jamil Henrique Corrêa, Júlio César Lucas, Márcia Molina, Kathulenn Lessa, Ledalge, Edson dos Santos, Poeta de Gravata, Chaplin, Sonho Azul, Sílvia Regina Costa Lima, Nilza Azzi, Nilze, Jucimar Estrela, enfim citando a amiga Milla de A à Z.
Obrigado por tudo!


GONÇALVES REIS

Gonçalves Reis
Enviado por Gonçalves Reis em 10/03/2009
Reeditado em 10/03/2009
Código do texto: T1479722
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.