PARE, PENSE, PENSE E FALE

Pense, pense muito antes de falar, depois que você falou, não tem mais retorno e muitas vezes falamos o que não devemos e direta ou indiretamente prejudicamos outras pessoas.

Se vacilar e falar algo indevidamente, recorra à tradicional desculpa, sim, peça perdão, seja humilde, pois você não tem o direito de caluniar quem quer que seja.

É claro que nem sempre agimos com intenção de prejudicar, porém mesmo não sendo intencional vez ou outra emitimos algum comentário a respeito de alguém, que acaba por trazer conseqüências que prejudicam.

Recentemente a mídia divulgou a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, do rapaz que assassinou crianças dentro da sala de aula na escola, prestaram atenção no motivo, embora não justifique sua atitude, foi o famoso bulling, que é um ato de força para intimidar ou perseguir os outros na escola.

Tem uma estória que diz que um caluniador se arrependeu do seu ato e procurou o sacerdote para confessar e a penitência anunciada foi levar um saco de penas num trecho e soltá-las pela estrada, depois, voltar e recorrer uma a uma. É impossível, o vento a levará, não encontrarei todas as penas, diz o caluniador. O sacerdote responde, assim como a calúnia que você fez, também não tem mais como voltar e apagar, você marcou para sempre a pessoa denunciada.

Gostaria muito de continuar expressando pensamentos a respeito do tema, o que não será necessário, tenho certeza que até onde caminhamos já é possível despertar em cada um de nós uma reflexão mais profunda a respeito, analisando nossa atitude sonora, tanto falada como ouvida, porque ouvir e depois sair falando dá na mesma, estamos incorrendo no mesmo erro.

Seja sereno, ouça, pra isso temos dois ouvidos, veja, também temos dois olhos, só depois de pensar, ponderar e considerar emita som, fale, seja manso, calmo, verdadeiro, não deseja a ninguém o que não quer pra si próprio.

Vladis

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 20/04/2011
Código do texto: T2920422
Classificação de conteúdo: seguro