Reflexão de um idoso

Chego à última etapa desta existência. E ainda me cobram atitudes, me incriminam dos erros cometidos, continuam criticando meu comportamento. E ai? Posso mudar este quadro na fase em que estou?

A esta altura da vida descobri o quanto sou impotente. Meu comportamento atrelado a herança que trouxe desde que nasci e acrescido dos condicionamentos que recebi e me impuseram desde então, resultou nisso que sou até hoje.

Sei que errei, errei com os filhos, com o cônjuge, com a família, com a sociedade, com a atuação profissional, errei muito. Mas o passado não é corrigível. Agora sem conseguir ser diferente, continuo o final da caminhada com a mesma personalidade que assumi durante todo este tempo. Há como modificar isto no futuro? Se tenho algum futuro não sei, a única certeza é o fim da caminhada.

A atual fase me permite apenas continuar sendo este eu condicionado, com erros, neuroses, psicopatias, tudo agora potencializado pela idade avançada. Preciso de apoio e ajuda para caminhar rumo ao desconhecido. As cobranças, os julgamentos, as incriminações, nada, nada, aliviará esse árduo caminho, certamente o mais difícil de até então.

Que a energia cósmica, este grande poder que governa o Universo, traga um pouco de paz a esta alma temerosa, arrependida e infelizmente incorrigível.

Que o julgamento seja póstumo, com a esperança de ter um saldo positivo e o perdão por tantos erros cometidos.

Me curvo a minha própria impotência, a minha incapacidade de ter mudado o rumo da minha história, a minha incompetência de não ter conseguido me reeducar e ser somente eu mesma.

Levarei comigo este grande aprendizado que levou uma vida para ser compreendido e precisará de outra vida para ser posto em prática.

Nerah
Enviado por Nerah em 12/04/2012
Reeditado em 25/06/2014
Código do texto: T3608578
Classificação de conteúdo: seguro