Não gostaria, embora reconhecendo o mérito, de parodiar o poeta popular que diz ser a felicidade como uma pena voando ao ar.

Prefiro o simbolismo bíblico da vida humana, que é comparada a uma flor, que pela manhã nasce, e ao final do dia fenece.

Isto nos leva a meditarmos seriamente no fato que as alegrias que poderíamos desfrutar no hoje jamais serão repetidas no amanhã.
Davi diz: Este é o dia que Deus preparou, vamos nos alegrar nele (Salmos 118:24).

Enquanto que Jesus determina que não nos percamos imaginando o dia de amanhã, pois a cada dia basta o seu mal (Mateus 6:34).

Minha querida avó Bertha, na simplicidade de uma pessoa que não cursou universidade, costumava dizer: Não sorria demais na sexta, para não chorar no sábado – como se houvesse uma cota de felicidade, que se desgastasse com o tempo.

Felizmente, aprendi uma lição na sabedoria da Bíblia que diz: Àquele que tem, se dará e terá com abundância. O que significa dizer que a alegria de hoje, pode ser a semente de muitas outras alegrias que virão no futuro.

Seguramente, o amigo leitor poderia questionar que não é fácil manter a alegria quando o mundo é tão cheio de enfermidades, lástimas, crises, problemas, adversários e desilusões.

Mas eu diria que tudo se resume no objetivo por nós traçado, e não nas CIRCUNSTÂNCIAS do momento.

Imagine um milionário – dono de mansões, indústrias, carros, iates e aviões – perdendo por acidente uma nota de 100,00 reais.

Provavelmente, notaria a perda, mas JAMAIS gastaria seu tempo em lamentar algo tão insignificante em relação ao seu universo pessoal.

O profeta Habacuque faz uma apologia à alegria de Deus mesmo que tudo aquilo que significava prosperidade e ganhos – como os frutos da vide, o aumento das criações nos pastos e outros bens – lhe faltassem.
Você tem o direito de ser feliz. Mas, certamente, não deve esperar condições perfeitas para gozar esta felicidade.

Lembre-se de que Deus tem um interesse em sua vida. E que irá lhe dar retribuição, mesmo diante de situações desfavoráveis, pois Jesus prometeu: mesmo diante das aflições, devemos manter o ânimo, pois Ele venceu o mundo. (João 16:33)

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)

A palavra de ordem é: alegria já, mesmo que não por fato, mas por esperança. Os meios para você ser alegre não dependem das circunstâncias, mas do próprio Deus.

www.pastorelcio.com