Dicas para suportar grandes MUDANÇAS


Dizem que as pessoas mais propensas a sofrer com mudanças são aquelas super exigentes – com os outros e consigo mesmas.


E hoje todo mundo cobra de nós perfeição, sucesso, carro novo, dentes perfeitos, barriga chapada, viagens semestrais à Europa e... bolsa? Só Louis Vuitton.


Daí então vem a sensação de se estar continuamente numa panela de pressão, porque não dá para ter tudo ao mesmo tempo junto.


E da exigência nasce a RESISTÊNCIA absoluta às mudanças, porque na nossa cabeça elas atrapalham, dão trabalho e ameaçam o que consideramos terreno nosso.

São aqueles momentos em que as CAIXAS de PAPELÃO cheinhas caem em cima da gente.


Veja, por exemplo, que é bem mais fácil lidar com um colega antigo do que enfrentar uma tarefa nova com alguém desconhecido. Você fica desconfortável, afinal não sabe o que esperar dele.


E é assim que, dentre as maiores causas de stress, estão o divórcio, morte em família, perder emprego, problemas financeiros, lesões graves. Até as coisas boas produzem insegurança: gravidez, promoção no emprego e – pasmem – férias.


Uma das leis da física diz que nenhum corpo irá mudar seu estado de repouso, ou de movimento, a menos que uma força considerável seja aplicada sobre ele.


Como observamos, esse preceito praticamente matemático se aplica, da mesma forma, à realidade humana.


Quem é que gosta de ter seu chefe trocado ou ver modificadas as suas rotinas? Quem nunca conheceu alguém que praticamente em um troço se o seu grampeador sair do lugar?


Considerando não ser possível fugir a essas mudanças, mesmo porque a dinâmica da vida impõe que a cada dia estejamos vivendo como que uma realidade diferenciada –  pois fomos crianças, jovens, adultos e um dia seremos idosos –  faz-se necessário buscar a compreensão de que existe  valor nas mudanças.


A maior de todas as esperanças de um ser humano é pensar que as desventuras terrenas serão substituídas por uma troca vantajosa, que é a vida com Deus. Mas isso começa pela fé em Jesus Cristo, a respeito da qual a Bíblia diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas passaram, e tudo se fez novo.”


Hoje é um dia adequado para que você entenda que mudanças podem ser positivas, se bem direcionadas . E elas farão de você não somente uma pessoa diferente, mas alguém melhor e mais feliz.


E se por acaso você tem enlouquecido porque a sua mulher resolveu pintar a casa de roxo, ou no escritório retiraram sua mesa do lugar, ou você – de fato – tem passado por problemas que causaram grande alteração na rota da sua vida, saiba que Deus faz de cada mudança uma OPORTUNIDADE.


www.pastorelcio.com