JÁ VERIFICOU SEU MURO HOJE?

Um dia uma amiga me falou sobre tijolos de forma metafórica, e eu não entendi muito bem naquele momento o que ela quis dizer. Estávamos falando sobre relacionamentos, e na época eu tinha uns vinte e poucos anos. Ela disse que nunca deveríamos deixar os tijolos se erguerem formando um muro alto.

Depois de alguns anos, essa conversa me veio à mente, e realmente, agora entendo perfeitamente o que ela quis dizer com esses tijolos em nossas vidas. Se em cada dia, você deixa um tijolo se assentar, ao final de um período, qual a altura do muro que você construiu? Cada desentendimento, um tijolo, uma série deles, um muro. Pouco a pouco se erguendo, e cada indivíduo de um lado, dividindo as opiniões, os sentimentos, os quartos, o amor, em sucessivas doses.

Derrubar o muro é muito mais difícil do que evitar que ele se erga. Quantos muros erguemos em nossas vidas? Quantos tijolos você assenta por dia? Quantas vezes você os evita ou quantas vezes você os multiplica, colaborando para distribuir tijolos pelos vizinhos, pelos amigos, pela família?

Por vezes o contemplamos simplesmente e lamentamos sua extensão, por outras, fazemos esforços para derrubá-lo, mas o muro de tijolos de sentimentos negativos, é muitas vezes sólido demais. Ele precisa sempre de vigilância, para que não enrijeça tanto tornando-se indestrutível. Muito alto, ele obstrui totalmente a ventilação e sufoca, matando o que é essencial para a vida, e a culpa dos construtores insensatos, não é suficiente para que se resolva o problema, culpa não caminha pra lado nenhum, ela é apenas lança afiada direcionada sobre a cabeça de cada um. Viver sem assentar tijolos, é nosso grande desafio, para uma vida mais ventilada, seja no relacionamento em sua família, seja entre os amigos do trabalho, seja no relacionamento de você com você mesmo. Vamos aproveitar este novo ano para olhar nossos muros, se possível, subir neles e avaliá-los, nunca é tarde, nunca é cedo demais, sempre é hora de rever e tentar viver melhor.

Publicado em: 01/01/2007 18:33:46

Sua FavoRita
Enviado por Sua FavoRita em 23/09/2011
Código do texto: T3237064
Classificação de conteúdo: seguro