PERDOAR SÓ DEPENDE DE VOCÊ

Se o perdão ao próximo fosse depender de seu arrependimento, nosso bem-estar estaria atrelado a vontade dos outros, então não seríamos livres, donos da nossa vontade, mas nossas emoções seriam escravas da vontade dos outros. Para o nosso bem e saúde emocional e física, o perdão só depende de nós, somos livres para perdoar quando quisermos e desfrutar do sentimento de leveza e paz que desejarmos, pois enquanto não perdoamos alimentamos sentimento de ressentimento e ódio, que produzem muitos danos emocionais e doenças em quem os abriga.

Se Deus fosse depender do arrependimento humano para perdoar, Ele teria sido obrigado por essa dependência a fulminado a humanidade no primeiro pecado. Entretanto, embora a humanidade não tenha reconhecido que errou, e muitos ainda não reconheçam, Deus perdoou-a e pagou por sua culpa na cruz, carecendo a cada pecador apenas o reconhecer que erra e querer o perdão, vendo então onde erra e tendo daí oportunidade de aprender a fazer certo e parar de errar.

O arrependimento, sim, depende do reconhecimento de que errou e da vontade de quem errou. O perdão a essa pessoa não é uma recompensa e não pode ser jamais, pois erros não merecem recompensas. O será, porém, se a pessoa que errou desejar receber o perdão, mas só desejará se reconhecer que errou. Quem não deseja perdão não reconheceu que errou e jamais quererá mesmo perdão. Para o que reconheceu, porém, e deseja o perdão, o simples reconhecer que errou e arrepende-se já lhe será uma recompensa infinita. Será, porém, acrescida ao sentir-se perdoada e acrescida mais ainda se fizer um desagravo para com a pessoa ofendida. Todavia, se, ainda assim, a pessoa ofendida não a perdoar, embora a tristeza da perda desse amigo, importa que o ofensor arrependido saiba que fez o necessário e sinta-se perdoada por Deus.

Quanto ao ofendido, caso não perdoe, seja voluntariamente ou depois do desagravo, a pessoa ofendida não usufruirá dos benefícios de perdoar. Para o ofendido, o perdoar é uma proteção para sua felicidade, bem-estar e saúde.

Portanto, o reconhecer que errou e o arrepender-se é uma missão exclusiva da pessoa que errou e isso só depende dela, mas é também só ela que colhe os benefícios. Quanto ao ofendido, sua missão é perdoar, independente de qualquer manifestação ou ato do ofensor no sentido de querer perdão. Muitas vezes não conseguimos, por nosso coração desejoso de retribuir o mal em forma de castigo ou humilhação, querendo, talvez, somente ver a pessoa humilhar-se diante de nós ao reconhecer que estávamos certos e ela errada. Esse, não é, porém, o bom perdão, pois suscita o mal, produz o mal continuamente em nós e nos põe na dependência da pessoa que errou. E nossa felicidade, bem-estar e saúde não podem depender de pessoas que erram, pois essas pessoas costumam não acertar. Ao contrário, nossos sentimentos devem depender de nossa vontade e de Deus e Ele nos ensina a perdoar voluntariamente para o nosso bem. Mateus 6:12

Wilson do Amaral