A mágoa e o tempo

Todo ser humano está suscetível a mágoas, são como feridas profundas que com o tempo cicatrizam, mas ali estão, com a mudança de tempo pode fisgar e lembrar-nos de que a ferida um dia existiu, mas o tempo muda novamente e a fisgada passa.

A mágoa nos aparece de várias maneiras, no meu caso, na perda repentina de um ente querido, me magoei muitas vezes por ver que partiu e deixei de dizer algo por deixar para dizer em outro dia e não deu tempo de dizer... Ele se foi. Nem por isso não sinta a paz, pois tudo o que pude fazer enquanto estivemos presentes, o fiz.

A mágoa pode vir também ao expressarmos sentimentos impulsionados pelo momento e depois vermos que se transformou num furacão, e este deixou seqüelas que levarão tempo para que tudo se encaixe onde antes estava, ou por muitas vezes, isso pode nunca acontecer, não como era antes, porque o tempo faz mudanças e uma antiga casa se transforma em uma casa nova.

A mágoa está presente também quando verdadeiramente baixamos nossas guardas e reconhecemos nossos erros e pedimos perdão, até pouco tempo, pouco mais de um ano, vivia de maneira que evitava magoar outra pessoa, para assim não ter que pedir desculpas ou perdão, no entanto muitas coisas aconteceram e aprendi que pedir perdão e perdoar faz parte de nossa vida nesta Terra.

Tenho a certeza de que das últimas vezes em que pedi perdão, foi de coração aberto e desarmado, sem querer saber quem errou ou acertou ou se houveram erros de ambos os lados, mas (não que eu esperasse) não me recordo de alguém que me tenha dito algo ofensivo por escrita ou ao telefone, ter feito algo similar, assim sendo, não houve um pedido de desculpas ou perdão, então não teria como eu perdoar verdadeiramente sabendo que o sentimento de exclusão mantinha-se vivo.

O tempo é sábio, não importa quantas horas, minutos, segundos, anos ou décadas se passem, mas ele apaga, ou ao menos ameniza, esse sentimento.

Hoje, posso dizer com efeito, sinto-me magoada por encontrar pessoas que na minha frente demonstram sentir um certo carinho por mim, sorri, abraça, conversa e é amigável, mas de repente o que eu pensava ser mágoa possa ser decepção, ao ver que depois de todo este carinho, que realmente consegui sentir e que emanou do corpo deste ser, em comentários maldosos e sarristas me levam ao pranto.

Tenho procurado além de escrever, fazer... Podem procurar onde quiserem algo que eu tenha escrito ofendendo alguém depois de meu pedido de desculpas, já fui chamada de "N" coisas, que não vem ao caso resgatar, mas quem o fez, sabe, como também o sabe que foi depois dos pedidos "verdadeiros" de "perdão".

Sempre escrevi, gosto de escrever, os sentimentos saem de dentro de mim e me sinto mais leve, mais segura e plena.

Por isso sei que o tempo e a mágoa andam por perto um do outro, o tempo mostra que muito do que pensamos ser mágoa, não era, o tempo faz com que conheçamos ao outro e melhor a nós mesmos.

O tempo pode ser inimigo, mas pode também ser nosso maior aliado.

O tempo e o amor é tudo o que nos resta neste mundo alienado.

HM Estork CCoelho
Enviado por HM Estork CCoelho em 11/05/2007
Código do texto: T483136