A era da cooperação.

Darwin não conheceu ecossistema, no entanto, ele não conheceu a cooperação.

A evolução está muito mais baseada na cooperação do que na competição. Basta pensar no conceito de Darwin...

Se você alterar a temperatura da água, altera todo ecossistema, de insetos, plantas, pássaros... Então, será que vivemos realmente num ambiente de competição? Ou não é no paradigma de cooperação? É da cooperação.

As espécies cooperam, até mesmo a cadeia alimentar é um processo de renúncia de competição. Imagine um sistema financeiro baseado na cooperação, imagina um sistema social, de seguro social baseado na cooperação, no valor moral da cooperação.

Uma nova geração terá que ser substituída.

Uma prática a ser inserida como modo de vida, porque o sistema atual está falido, não funciona mais, o sistema da competição tem ser atrelado ao da cooperação.

Imagina se nós substituímos o egoísmo pela caridade. Há milênios somos educados a pensar o que eu preciso, muito pouco nos pensamos o que o outro precisa, temos que tirar um pouco o foco de nós mesmos, ou o valor moral chamado orgulho, uma competição para saber quem é o melhor, quando na verdade esse reconhecimento de nossa pequenez diante da grandeza da vida, o que nos tira toneladas dos ombros, porque podemos viver de forma suave, você não precisa ser o melhor do universo você deve ser o melhor que deve ser. Essa é a caminhada evolutiva o aprimoramento interno através destes valores nos vão reconhecerem a nova geração. Não nos entendemos.

A nova geração não é uma geração que tem só elementos intelectuais.

Muitas crianças que nascem hoje, muitos jovens têm valores intelectuais mais avantajados, porque a evolução é sempre caminhar para frente e a gênese já diz isso à infância diminui cada vez mais, porque no mundo superior a infância é pequena, ela não é uma infância tão grande quanto a nossa. Não devemos nos encantar só com valores da inteligência, porque as pessoas que estão fabricando armas de destruição em massa são pessoas muito inteligentes, as pessoas que fazem testes com armas químicas no exercito americano são as maiores mentes deste planeta contratadas de diversos países para testar os efeitos dessas armas químicas em macacos, mas isso não pode entrar em detalhes, mas nós sabemos disso.

São grandes inteligências, então não é a inteligência que vai definir, e sim o padrão moral, o avanço moral, porque se nos conseguimos estabilizar o sentimento, o progresso moral vem numa velocidade espantosa.

A pessoa que lida com educação de criança sabe que o maior obstáculo são fatores emocionais, uma criança que não consegue aprender na escola tem violência dentro de casa é algum aspecto emocional. Quando você está emocionalmente bem, você aprende com a maior facilidade, estabilizando a parte emocional, a parte moral a nosso aprendizado será gigantesco. Devemos estar de olho no que se descobre, para nos mantermos atualizados, para manter o caráter progressivo. É uma abertura para o futuro. Como dizia Jesus: aquele que não fizer como uma dessas crianças não entrará no Reino do Céu. Porque é o espírito da criança, é o espírito da curiosidade, é o espírito quando eu crescer. É abandonar o espírito que eu já cresci, eu já cheguei. Mas acima disso tudo: um padrão ético moral.

Dalmo Arraes
Enviado por Dalmo Arraes em 28/06/2015
Reeditado em 29/06/2015
Código do texto: T5292714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.