Amar significa pelo menos três aspectos... Sugestão de leitura: Ansiedade: Augusto Cury

REFLEXÃO DIÁRIA: 13 DE JANEIRO DE 2016

Quando eu era jovem e muito fervoroso, disse certa vez a um homem mais velho e mais sábio que iria investir toda a minha vida e todas as minhas energias no amor pelos outros. Ele me perguntou educadamente se eu pretendia amar a mim mesmo com igual devoção. Protestei dizendo que amar aos outros não deixaria tempo para amar a mim mesmo. Aquilo pareceu muito santo. No entanto, meu amigo, mais velho e mais sábio, olhou pensativamente para mim durante muito tempo e finalmente disse: “Você está numa rota suicida”. Minha resposta imediata foi: “Que bela rota para seguir, não?” Mas, evidentemente, ele estava certo. Agora percebo que ele sabia o tempo todo que o requisito do verdadeiro amor pelos outros é um amor genuíno por si mesmo.

Para entender o que significa amar a si mesmo, vamos perguntar antes o que significa amar ao outro. Amar significa pelo menos três coisas:

1. O amor aprecia e confirma o valor incondicional e único do ser amado.

2. O amor reconhece e procura satisfazer as necessidades do ser amado.

3. O amor perdoa e esquece os defeitos do ser amado.

Quando nos é pedido para “amar ao próximo como a nós mesmos”, a implicação evidente é que, seja o que for que fizermos por nosso próximo, devemos fazê-lo antes e também por nós mesmos. Em outras palavras, é um negócio por atacado. Você tem duas pessoas para amar: você e seu próximo. Não pode realmente amar a uma dessas pessoas sem amar à outra.

Texto: O segredo do amor eterno

Livro: As estações do coração

Editora: Loyola

0

Publicado em Reflexão Diária em 13 jan 2016

Nenhum comentário.

15 jan 2016 às 11:25 pm, joão bosco Diz:

Seu comentário está aguardando moderação.

Aproveito a desejar a todos um ano com a Imaculada e um amor a Jesus e que nós possamos ao nos amar de verdade aprendamos a amar aos outros como Jesus nos propôs e se entregou na Cruz para com Ele ressuscitarmos eternamente na presença da Trindade.

Peçamos a Virgem Dulcíssima e a Serva de Deus Mamãe Cecília esta graça do Reino do Céu.

Também rezo por todos os que sofrem interiormente as avalanches do mal, da dor, do pecado, para que libertos cantem e se tornem evangelizadores na nossa Igreja, santa em Jesus e pecadora em nós.

Sugiro a leitura de Augusto Cury – seu livro sobre

Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século – A Síndrome do Pensamento Acelerado…

Resumo: “Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.”

REFLEXÃO:

No céu temos a morada que Jesus quer nos oferecer:

“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.

Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.”

João 14:1-3

J B Pereira e http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-13-de-janeiro-de-2016/comment-page-1/#comment-5547
Enviado por J B Pereira em 16/01/2016
Código do texto: T5512538
Classificação de conteúdo: seguro