Primeiro livro de Reis em foco! - 1Re1

Abrimos agora o período de reinado dos reis subsequentes da linhagem de Davi.

Salomão, seu filho, trará um período de extrema riqueza e paz para seu povo, como claro tipo do reinado milenar de Cristo em paz e segurança. Constrói o templo do Senhor com uma pompa não característica da simplicidade do Deus Vivo, e ainda com associação dos gentios.

No momento de introduzir a arca do Senhor no templo, algo inédito: só as tábuas da lei se encontravam dentro, a vara de Arão florescida e o vaso de maná haviam sumido. O que será que havia acontecido?

O começo de seu reinado será virtuoso, mas a partir do momento em que se une com a filha de Faraó, num jugo espiritual desigual, as idolatrias e dificuldades começam.

A ‘paz’ que caracterizava seu reino, aliás o significado de seu próprio nome, findam com ele, e seu filho herdeiro em sua arrogância pueril promoverão uma ruptura do governo, levando à criação de dois estados soberanos – um denominado Judá, ao sul, com controle desta tribo e a de Benjamim, e outro denominado Israel, ao norte, numa aliança de 10 tribos.

Estas duas coligações estarão em perpétuo conflito, ora com avanço de uma ora de outra.

Uma expressão singular marcará os dois livro de Reis – “e fez o que era reto” e “fez o que era mau perante o Senhor”.

Estas expressões estão diretamente ligadas à fé dos reis das duas nações, com suas consequências quase que óbvias boas ou más para toda a nação.

Jeroboão e Acabe são os nomes que melhor representam a impiedade, dissolução e rebeldia de Israel. Associada à divisão provocada por Jeroboão, lemos a intrigante passagem do profeta velho que desvia pela mentira o caminho de um homem de Deus.

Lembrando que o original hebraico não faz divisão entre os livros, mas são um só documento, este primeiro livro que analisamos, da forma como ficou dividido, tem como premissa acentuar as bases da corrupção dos dois reinos, como que preparando terreno para sua queda final e deportação para a Assíria e Babilônia no segundo.

Também neste livro se ergue um dos maiores profetas do Antigo Testamento – Elias, e sua tipologia na justiça do Deus de Israel, nos moldes da intransigência da lei. Profetizará com veemência sobre a casa de Acabe, rei impiedoso que edifica sobre os alicerces duvidosos de Jeroboão.

Começaremos então com o reinado unificado de Salomão.