CIÚME OU ZELO? COMO IDENTIFICAR E COMBATER ESSE SENTIMENTO DESTRUTIVO

 

Você sabe a diferença entre ciúme e zelo? Muitas pessoas confundem esses dois conceitos e acabam sofrendo ou fazendo sofrer quem amam. O ciúme é um sentimento de posse, de medo de perder ou de ser trocado por alguém. O zelo é um sentimento de cuidado, de proteção, de querer o bem do outro. O ciúme é egoísta, o zelo é altruísta.

 

O ciúme pode causar muitos problemas em um relacionamento, como desconfiança, brigas, agressões e até violência. O ciúme pode se tornar uma obsessão, uma doença que precisa ser tratada. O zelo pode fortalecer um relacionamento, pois demonstra interesse, carinho e respeito pelo outro. O zelo pode ser uma virtude, uma forma de expressar amor.

 

Como saber se você está sendo ciumento ou zeloso? Uma dica é se perguntar: eu estou fazendo isso pelo bem do outro ou pelo meu? Eu estou respeitando a liberdade e a individualidade do outro ou estou tentando controlar tudo o que ele faz? Eu estou confiando no outro ou estou duvidando de tudo o que ele diz? Se você perceber que está agindo por ciúme, procure ajuda. Busque a Deus, que é a fonte do verdadeiro amor. Busque também o apoio de pessoas que possam te orientar e te ajudar a superar esse sentimento. Lembre-se: o ciúme não é amor, é medo. E o amor lança fora todo o medo.

 

Dc William Santos

Comente o que você achou desse texto e compartilhe com seus amigos. Se você quer receber mais conteúdos edificantes como esse, siga o meu canal no telegram: https://t.me/estudosbiblicosedificantes