Profecias messiânicas – A glória vindoura do Filho - Pm4

Em nota anterior, transcrevemos algumas profecias a respeito da primeira vinda em carne do Messias divino de Israel, daquele que veio para libertá-los dos inimigos físicos e dos seus pecados, porém rejeitado. A humilhação de Sua descida íngreme foi muito bem resumida por Paulo, o apóstolo.

“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus [ou, Ele não precisava usurpar esta posição, pois era Sua em essência e natureza], mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2.6-8).

Como recompensa – “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra” (2.9-10).

A respeito de Sua segunda vinda em poder e glória, os mesmos profetas menores prometem, tanto para Israel quanto para as nações que restarem, um dia ímpar. Vigie e prepare-se.

Comecemos por Joel.

“Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso... E o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?... Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor” (Jl 1.15; 2.11; 3.14-15).

E o que promete Amós?

“O Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; os prados dos pastores prantearão, e secar-se-á o cume do Carmelo... Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz... E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor Deus, farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro... Porque o Senhor DEUS dos Exércitos é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela chorarão” (Am 1.2; 5.18; 8.9; 9.5).

Quanto a Obadias:

“Porque o dia do Senhor está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça” (Ob 1.15).

E ainda Miquéias.

“Porque eis que o Senhor está para sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo... Eu lhes mostrarei maravilhas [falando especificamente para Israel], como nos dias da tua saída da terra do Egito” (Mq 1.3-4; 7.15).

Agora Sofonias.

“O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso” (Sf 1.14).

Passemos a Zacarias.

“Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR. Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios... E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém... E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio... E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome” (Zc 6.11-13; 12.9; 14.3-4,9).

Malaquias assim finaliza:

“Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata... Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo” (Ml 3.2-3; 4.1).

Tudo o que foi profetizado acima é sintetizado e validado, de forma sublime e serena, pelo Filho do homem em pessoa, alvo de toda profecia.

“Após aqueles tempos difíceis, o Sol perderá o seu brilho, a Lua ficará nublada. As estrelas cairão do céu, e os poderes cósmicos sofrerão abalo. Então, ocorrerá a vinda do Filho do Homem em grande estilo! Seu esplendor encherá os céus — ninguém deixará de ver! Pessoas desprevenidas de todo o mundo começarão a chorar diante do esplendor do Filho do Homem no céu. Ao mesmo tempo, ele enviará seus anjos, que, com um toque de trombeta, convocarão os escolhidos de Deus espalhados pelos quatro cantos da terra, desde os lugares mais distantes” (Mateus 24:29-31 – A mensagem).

Glória e graças ao Deus que Se humilhou – ao Homem que venceu e voltará!