Restauração final de Israel - Pm5

Juntamente com a glória da segunda vinda de Cristo para Israel, está a glória final concedida a este povo por seu relacionamento gracioso com Deus. Será simples assim:

“E será que, como velei sobre eles, para arrancar, e para derrubar, e para transtornar, e para destruir, e para afligir [por causa da sua rebeldia], assim velarei sobre eles, para edificar e para plantar [por causa de Suas muitíssimas misericórdias], diz o Senhor” (Jeremias 31:28).

Novamente, invocamos nossos 12 profetas menores para antecipar aquele glorioso dia de Israel, quando toda humilhação e perseguição passadas será substituída e suplantada pelo acolhimento e honra futuros.

A começar por Oséias.

“Eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da festa solene... Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte... Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles” (Os 12.9; 13.14; 14.4).

E agora Joel.

“Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo. E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios... E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro... Porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento... E o Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o Senhor será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. E vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela... Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração” (Jl 2.18-19,26-27,32; 3.16-17,20).

E o que diz Amós?

“Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade... E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus” (Am 9.11,14-15).

E Obadias?

“Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades... porque o Senhor o falou” (Ob 1.17-18).

Quanto a Miquéias.

“Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos... E o Senhor reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre... Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos” (Mq 4.1,7; 7.19-20).

Também Naum.

“Porque o Senhor restaurará a excelência de Jacó como a excelência de Israel” (Na 2.2).

E Habacuque.

“Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar... Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; tu feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo o alicerce até ao pescoço” (Hc 2.14; 3.13).

E mais Sofonias...

“Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo... certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra” (Sf 3.16-17,20).

Ainda Ageu:

“E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos... A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos" (Ag 2.7,9).

E Zacarias fecha com chave de ouro:

“Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor... Então o Senhor herdará a Judá como sua porção na terra santa, e ainda escolherá a Jerusalém... Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo... E há de suceder, ó casa de Judá, e casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre os gentios, assim vos salvarei, e sereis uma bênção... E o Senhor seu Deus naquele dia os salvará, como ao rebanho do seu povo: porque como pedras de uma coroa eles resplandecerão na sua terra... Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito... Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundície” (Zc 2.10,12; 8.3,13; 9.16; 12.10; 13.1).

Toda esta reviravolta no destino de Israel se atrela basicamente a esta condição – “olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito”.

Paulo resume muito bem todo este drama:

“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades” (Romanos 11.25-26).

Retocaremos o assunto em nosso próximo artigo dedicado a Jonas.