Ninguém É De Ninguém

      Outro dia ouvi essa expressão e coloquei-me a refletir: Neste mundo ninguém é de ninguém....
     Ah, parece tão simples...
     Existem outras também do tipo: “Que seja eterno enquanto dure”.
    Se formos analisar as duas expressões que estão intimamente ligadas aos relacionamentos que constituímos e muitos de nós os  arrastamos pelo resto de nossas vidas; uns por falta de coragem de enfrentar as convenções, outros por não conseguir desvencilhar-se de seus companheiros(as) por motivo de ciúmes e possessão por parte desses.
     Não importa a causa que obrigue a continuidade de um relacionamento. Importa que esta convivência acaba por  causar  um descontentamento angustioso,  em seu companheiro(a), a própria infelicidade fazendo nascer sim um  desejo de viver outros relacionamentos,  de amar e ser amado(a), de sentir o renascer da vida em seu peito, o coração bater mais forte, sonhar...
E é tentando viver clandestinamente um relacionamento assim, é tentando ser feliz que muitas mulheres e mesmos homens perdem suas vidas tornando-se vítimas nos crimes tão conhecidos como “crime passional”. Um crime passional, não só elimina a vida de alguém como também faz nascer órfãos, carências, traumas e tantas dores originadas do sangue vivo de quem buscava simplesmente a liberdade para amar.
Seria tão mais fácil se pudéssemos compartilhar da magnetude dessas expressões e torna-las praticáveis, mas sabemos que elas não dependem de leis ou da conscientização dos interessados, mas envolve sim sentimentos, feridas, o brio e a sanidade de uns que em nome do seu amor  egoísta aprisiona o amor do outro que está desejoso de partir.

"Amo a liberdade, eis por isso deixo livre as pessoas que amo. Se voltarem é porque as conquistei, se não é porque nunca as tive." (desconhecido)