A FAMILIA.....A ESCOLA.....E A FORMAÇÃO DO CARÁTER.

"Conhece-te a ti mesmo".

A frase não é nova, mas ninguém, ou quase ninguém para, pra refletir sobre a profundidade, sobre a seriedade do auto conhecimento, para conscientização pessoal e consequentemente, do coletivo.

Todos usam mascaras nos seus relacionamentos, o “vejam o que eu sou” que constrasta com o que sou em casa, o que sou na Igreja, à vida ìntima.

Neste contexto, temos os adolecentes nos postos Ipiranga, nas noites brasileiras, com seus carros financiados, ou muitos sem carro, porém, com suas roupas de marca, compradas à prestação. Muitos desses jovens, não mostram onde moram, tem vergonha da realidade dos seus pais, da sua realidade.

Neste contexto, temos também os procedimentos destes adolecentes junto a suas mães, com grosserias, agressões verbais, o oposto de suas cortesias entre os amigos, diferente de seus procedimentos com professores.

As mascaras, são para a família mui evidentes e motivo de piadas e ridículo. Os adolecentes ouvem a confrontação da dualidade do comportamento e acabam tendo a mente cauterizada, assumindo um perfil psíquico cretino, onde o sarcasmo e a hipocrisia reinam, culminando na formação de um caráter cheio de falhas e suscetível a corrupção, que é o que domina a classe política, advogados, juízes, médicos, comerciantes...etc...etc.

O Brasil precisa trabalhar a base, através dos professores, psicopedagogos, orientadores, psicólogos, inserir nas disciplinas, aulas de desenvolvimento e conhecimento de conduta.

Trabalhar a orientação da consciência, das falhas de caráter, personalidade e temperamento. Levando a reflexão para o âmbito pessoal, nas questões das mentiras e suas implicações no comércio, no judiciário e no dia a dia das pessoas comuns.

Orientar sobre a violência pessoal (verbal e física), a necessidade do exercício do trabalho (a cada dia, pois muitos sucumbem a preguiça). Sobre o medo, a insegurança, a soberba, a presunção, a arrogância, a falsidade, a desonestidade.

Ensinar a opção pela verdade, pelo trabalho, pelo bom senso, pela disposição, pelo amor, por Deus.

A disciplina, deve trazer a orientação das diferenças que a distribuição de renda causam, dos problemas psicossomáticos de revolta pela pobreza, falta de oportunidade. Trabalhar o abastado e também o que nada tem, levando a uma reflexão no sentido da luta pessoal do desenvolvimento do espírito empreendedor e de desafio, com exemplos de vencedores pelo trabalho, e dos fracassados, que mesmo herdando fortunas, ou ganhando fortunas, colocaram tudo a perder. Mostrar que a vida como diz Gonçalves dias: “É luta renhida, viver é lutar, que vida é combate que aos fracos abate, mas aos fortes aos bravos, só pode exaltar”.

Essa disciplina deve levar em consideração as virtudes, também salientar os cadafalsos que a desonestidade e a mentira apresenta, como prissão, vergonha, despreso, vícios, fracasso escolar, atrasos, prejuísos...etc.