O QUE OS PAIS NÃO SÃO!

Frequentemente ouvimos dizer de alguns pais, que seus filhos não os obedecem, que lhes dão as costas quando lhes cobram mais seriedade nos estudos, que lhes respondem quando lhes impõem limites.

Seus filhos resmungam e conversam no face-book, enquanto lhes chamam a atenção, porque hoje a internet lhes tomou o tempo que tinham para cumprir seus deveres ou até mesmo para um simples bate-papo familiar.

Exige dos pais um presente em troca de algum pedido.

Há algo profundamente preocupante em nossas gerações, eis o motivo de muitos desabafos dos pais, que já não sabem o que fazer ou como fazer, para impor regras e colocar ordem na casa.

A grande preocupação dos pais é saber em que estão errados, mas, a verdade é que ninguém nasce educado ou mal educado, o comportamento dos filhos é simplesmente o resultado do convívio familiar.

E os pais se tornam a cada dia que se passa mais reféns dos seus filhos, acham que bens materiais surtem efeitos precisos em sua educação e isto não é verdade.

Precisamos aprender a lidar com esta situação, impondo regras e ensinando-os a se comportarem de forma adequada, exigind dos filhos disciplina, nem que para isto precisemos ser mais rígidos.

O mal dos pais atuais, é que eles se curvam diante dos filhos, e pedem perdão quando lhe castigam, permitem tudo, exatamente tudo, talvez, por não poderem estar sempre presente.

Mas, saibam esta não é a solução, esta é a consequência dos nossos fracassos, pois, já não sabemos mais cuidar dos nossos pequenos e apenas nos preocupamos a dar tudo que nossos filhos nos exigem, perdemos nossa autoridade, e fazemos com que nossos netos sigam o exemplo da péssima educação que temos dados aos nossos filhos.

Já não podemos mais confiar que os lugares onde andam, sejam seguros, que seus amigos sejam bons, deixamos então tudo acontecer da forma como lhes convêm.

A verdade é que já não confiamos em nós e nos perdemos sem coragem de enfrentá-los, porque achamos que qualquer que seja nossas atitudes, eles sempre estarão certos.

Já temos um Estatuto que defende os direitos das crianças, mas não temos ainda um Estatuto, que nos dê direito de agirmos como pais.

Há tantas Leis, que já não podemos mais olhar para nossos filhos e se nos faltam com respeito, temos que nos curvar e concordar com tudo o que está acontecendo.

Vivemos uma constituição em que se prega a liberdade, a igualdade e a dignidade, mas, nos encontramos vazios e desolados, quando nossos filhos saem de casa para a escola, pois, não sabemos se vão voltar, porque lá fora, queremos sempre dizer a eles: é muito pior!

Os filhos se rebelam contra nós, quando não os deixamos passear com quem não conhecemos e quando deixamos, sabemos que não estamos fazendo o certo, porém, o Estado quer nos impor limites, mesmo sabendo que temos conhecimento o suficiente para saber o que é certo ou não para eles.

E o que fazer, quando nada mais tiver solução?

Onde recorrermos quando nossos filhos se tornarem viciados?

Esperamos que o Estado nos responda isto, porque todos os dias nascem leis e morrem crianças delinquentes, perdidas no mundo das drogas,

DA AUTORIA DE

DELCINA PORTO.

Del Dias
Enviado por Del Dias em 05/06/2012
Código do texto: T3706823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.