Eu acredito em meu país

Como disse Rubem Fonseca, “nada temos a temer, exceto as palavras”. Assim me pronuncio.

Não, não se trata de defender um lado para atacar o outro. Não sou da política polarizada, da cega idolatria. Estou aqui porque, realmente, acredito em meu país e, por isso, defendo seu povo. Por este motivo, defendo a democracia.

Nunca antes, nos poucos anos que vivi, a máxima “um povo que não conhece sua história tende a repetir os erros do passado” fez tanto sentido. Olhem que já fui alvo de ataques neonazistas, mas nada me atingiu tão forte como a ignorância de meu próprio povo. Assim, para aqueles que clamam pela Ditadura e pelo retorno do famoso AI-5, peço, encarecidamente, que tirem as vendas que cobrem sua razão e leiam, de forma crítica, sem fanatismo, o que este Ato determina. Além disso, para que a leitura faça sentido, recomendo, também, que estudem história e olhem, com atenção, para o período sombrio que vivemos entre 1964 e 1985.

Ontem, depois de um longo tempo, ouvi palavras do Excelentíssimo Presidente da República que realmente fizeram sentido para mim: “todos, sem exceção, têm que ser patriotas”. Devo admitir que, neste ponto, concordo com ele. Todos precisamos ser patriotas e lutar contra a antidemocracia que, pouco a pouco, vem sendo instaurada. Todos devemos arregaçar as mangas e criar um país melhor, mas isso não é feito abrindo-se mão de nossos próprios direitos, de nossa própria liberdade. Pedindo por isso que chamam democracia, não são mais que marionetes daqueles que estão acima de nós. E o pior, eles sequer conhecem quem estão manipulando e não fazem questão de dar rosto aos seus bonecos.

Por fim, ao menos por ora, para vocês que dizem estar lutando contra a corrupção, pela liberdade e por um país melhor, saibam que o que estão disseminando não passa de mais do mesmo. Tenham a consciência de que vocês que manifestam e o presidente que se diz parceiro nesta luta não são menos que criminosos. Não pensem que um povo que não reconhece seus deveres e acredita ter direito sobre o direito dos demais simboliza uma nação. Um presidente que se coloca acima da lei e transpõe a própria Constituição não me representa, não representa seu país. Assim, se é tempo de luta, vamos lutar.