As Carmelitas de Compiègne

Foram guilhotinadas pela sanguinária Revolução de 1789. Estabelecidas na região há uns 150 anos, as Carmelitas de Compiègne foram obrigadas, durante a “democrática revolução", a viver como leigas.

Além disso, a lei francesa de 1790 forçava o fechamento do convento. O martírio dessas religiosas não pode (nem deve) ser olvidado. Qualquer coincidência com a repressão hodierna aos direitos humanos dos fiéis, pode não ser mera coincidência, mas decorrência histórica com a qual os cristãos não podem concordar de modo algum. É preciso aprender com as lições pretéritas.

Por essas e outras que Edmond Burke foi contra a Revolução Burguesa.

Entrementes, ao acordar reflexivamente, Danton acabou guilhotinado. Aos defensores do cerceio de liberdades civis elementares, não concorre a razão, daí o argumento principal ser a violência associada à mentira.

Finalmente, eis a dica de excelente leitura: REFLEXÕES SOBRE A REVOLUÇÃO NA FRANÇA. Na erudita obra, escrita no século XIX, Burke escreveu revolucionário texto contra a "Revolução".

@engenhodeletras

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 11/04/2021
Código do texto: T7229480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.