A DOR DE CRESCER

A DOR DE CRESCER.

Certa vez um amigo contou-me uma história que na realidade não sei de onde era a procedência, nem tão pouco a veracidade de tal conto.

Sei que ao relatar tal episódio, corro o risco de não ter passado pelas “três peneiras de Sócrates”, todavia como o conteúdo é de relevante ensinamento, trago aqui a expor a atitude de coragem que em dado instante nunca poderá faltar àqueles que precisam ousar, principalmente quando se está à frente de qualquer empreendimento no papel de liderança ou não.

Conta-se que num lugarejo onde passava um viajante acostumado a transitar pelos locais mais inóspitos, surge à frente do forasteiro, uma serpente venenosa que de uma única investida aplica-lhe uma picada em sua mão esquerda.

Habituado a trafegar pelas mais distantes estradas, e ainda conhecedor das dificuldades que teria para ser socorrido, e que o líquido letal da peçonhenta não tardaria a lhe dominar a corrente sanguínea, apressa-se a se utilizar de um facão para decepar num só golpe o braço atingido que instantaneamente já estava a lhe perder os movimentos.

Na vida quantas vezes, deparamo-nos com situações que nos exigem imediata atitude de coragem, e permanecemos oscilantes e titubeantes.

Não estamos aqui fazendo apologia a ações de irresponsabilidades e de movimentos impensados, Sabemos que sempre seremos chamados a responder por nossas escolhas.

Num mundo atual onde temos a impressão que os ponteiros dos relógios giram mais rapidamente que o costume, o posicionamento assertivo urge cada vez mais.

As três peneiras de Sócrates recomendam-nos antes de anunciarmos qualquer comentário a respeito de determinado assunto, passarmos pelo crivo da razão, da verdade e da importância.

Somos conhecedores que o bom senso sempre nos recomenda a cautela e que quando movidos pelo ato impulsivo, nossa chance de acerto é diminuto, todavia nos momentos em que o mal maior se alastra, também seremos chamados a responder por aquilo que deixamos de fazer por medo de acertar, pelo medo da dor de crescer.

PEDRO FERREIRA SANTOS (PETRUS) 24/03/08