Ao jovem Geraldo Majela Alves Lopes que nos deixou no dia 03 de dezembro de 2008...

ALGUMAS palavras podem suavizar a idéia do desfecho ao qual todos nós nos submetemos, mais dias, menos dias, um dia, qualquer dia, QUAISQUER DE NÓS. Ele, APENAS ELE, sabe o tempo de duração de nossa existência temporal...

A vida, no quesito tempo, pode durar o espaço de uma manhã, pode perfazer meio século ou um século ou pode ultrapassá-lo.

Só Deus, na minha humilde concepção, marca o tempo em que habitaremos a terra, só ele determina a nossa chegada e a nossa partida. Ao chegarmos, ou ao recebermos aquele que chega, franqueamos ou nos são franqueados carinhos e cuidados, braços que nos acolhem e um amor que cresce com a convivência e os cuidados.

É como se disséssemos a Deus, alegres com aquilo que o momento nos proporciona: Obrigado Pai Celestial pela vida que vós nos concedestes gerar. Contamos com o vosso Divino Auxílio, para que possamos levar a bom termo essa responsabilidade de bem criar esse ser humano feito à Vossa Imagem e Semelhança porque assim determinastes e o quisestes nos dar como filho, por um tempo de convivência que só a Vossa Sabedoria pode saber.

Volto a repetir: Só Deus, na minha humilde concepção, marca o tempo em que habitaremos a terra, só ele determina a nossa chegada e a nossa partida. Ao partirmos, ou a nos despedirmos daquele que se vai, havemos de soltá-lo do nosso abraço, por mais que doa em virtude do amor que cresceu cotidianamente com a convivência e os cuidados que franqueamos ou nos foram franqueados.

É como deveríamos nos dirigir a Deus, tristes pela adversidade do momento, mas com o coração pleno de fé:

- Obrigado Pai Celestial pela vida que vós nos concedestes gerar. Pelo divino auxílio que de vós recebemos, para que pudéssemos levar a bom termo essa responsabilidade de bem criar esse ser humano feito à Vossa Imagem e Semelhança, porque assim determinastes e o quisestes nos dar como filho, pelo espaço de tempo que só a Vossa Sabedoria precisou. Hoje, necessitamos, mais do que nunca, do Vosso Amparo. Ajudai-nos a aceitar os Vossos Desígnios. Arrancai a dor dos nossos corações sofridos, ungindo-nos com o bálsamo de Vossa Misericórdia.