LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 28 Junho 2009

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 28/06/209

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

SOLENIDADE DE São PEDRO E São PAULO

Hoje, estamos duplamente em festa. Encerramos as festividades do ano paulino e homenageamos São Pedro e São Paulo, que constituem as duas colunas básicas da Igreja Católica. Pedro é o fundamento visível da unidade, e Paulo, o símbolo da missão universal. Por isso mesmo, hoje é o “Dia do Papa”, que, por um lado, é o sucessor de Pedro e pastor de toda a Igreja, e, por outro, é o peregrino e missionário que busca confirmar na fé todos os irmãos em Cristo. Celebremos, portanto, com entusiasmo, este dia que o Senhor fez para nós.

* * *

Pedro toma a iniciativa do ato de fé que funda a Igreja. Paulo pro­paga esta fé até os confins da terra. Ouçamos, com atenção, co­mo a integração destes dois Após­­tolos constitui a base da Igreja.

PRIMEIRA LEITURA (At 12,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

Naqueles dias,

1 O rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para tor­turá-los.

2 Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.

3 E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a

Pedro. Eram os dias dos pães ázimos.

4 Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado

por quatro grupos de soldados, com quatro sol­dados cada um.

Herodes tinha a in­ten­ção de apresentá-lo ao povo, de­pois da festa

da Páscoa.

5 En­quan­to Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava

continuamente a Deus por ele.

6 Herodes estava pa­ra apresentá-lo. Naquela mesma noi­te, Pedro

dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os

guardas vigiavam a porta da pri­são.

7 Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela.

O anjo tocou o ombro de Pedro, acor­dou-o e disse: “Levanta-te

depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos.

8 O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!”

Pe­dro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!”

9 Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava

acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma

visão.

10 Depois de passarem pela primeira e se­gunda guarda, chegaram ao

portão de ferro que dava para a cidade. O por­tão abriu-se

sozinho.

Eles saíram, ca­minharam por uma rua e logo depois o anjo o

deixou.

11 Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fa­to, que o Senhor

enviou o seu anjo pa­ra me libertar do poder de Hero­des e de tudo

o que o povo judeu esperava!”

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA (2Tm 4,6-8.17-18)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo

Caríssimo:

6 Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício;

aproxima-se o momento de minha partida.

7 Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.

8 Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor,

justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas

também a todos que esperam com amor a sua manifestação

gloriosa.

17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que

a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por

todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.

18 O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu reino

celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx 18)

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.(bis)

Tu és Pedro e sobre esta pedra Eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la.

10. EVANGELHO (Mt 16,13-19)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,

13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus

discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é

Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,

porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai

que está no céu.

18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei

a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:

tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu

desligares na terra será desligado nos céus”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Ao celebrarmos São Pedro e São Paulo, lembramos com muito carinho do Santo Padre o Papa Bento XVI, o legítimo sucessor de Pedro, aquele que disse a Jesus: “Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo!”

Esta afirmação foi feita pelo Espírito Santo, através de Pedro. Nestas palavras encontramos a grande prova da presença do Espírito Santo entre os apóstolos. O evangelho de hoje sugere que nos deixemos guiar pelo Espírito.

O Espírito abre os nossos corações. O dono de um coração aberto à Palavra de Deus entende e enxerga melhor, tem a mente sã e os olhos aguçados.

Jesus perguntou: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” As respostas foram diversas, Jesus era confundido com João, Elias, Jeremias e tantos outros personagens.

Também hoje, em nossos dias, ouvimos muitas referências a respeito de Jesus. Dois mil anos depois e ainda o chamam de “homem excepcional, o grande mestre, o maior dos profetas”... Muitos o conhecem por diversos títulos, poucos o reconhecem como Verdadeiro Deus.

“Mas, afinal de contas, quem sou eu para vocês?!” E, se hoje Jesus nos dirigisse esta pergunta, o que diríamos? Certamente nossa resposta seria igualzinha àquela de Pedro, “Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo!” Sem pestanejar e, talvez, sem muita convicção, gritaríamos essa frase feita.

Provavelmente, Jesus insistiria para obter uma resposta individual e concreta. Talvez dissesse: “é isso mesmo que você pensa, ou é o que você ouve desde pequeno na catequese, nas homilias e, até mesmo, em aulas de teologia?”

“Quero saber mais” – diria. “Quero uma resposta que venha lá do fundo do seu coração. Que influência eu exerço em sua vida e quais as mudanças que essa fé trouxe para a sua vida familiar, profissional e comunitária?” Diria ainda: “Só mais uma perguntinha, o que você tem feito para propagar essa verdade?”

O que responder? Já pensou nisso? É bom estarmos preparados, pois certamente seremos cobrados. Somos batizados, somos Igreja, e como membros dessa Família nós temos que evangelizar, gritar com convicção, para que o mundo todo ouça que Jesus, o Messias, o Verdadeiro Deus, está entre nós.

Feliz aquele que acredita e propaga o que o Pai do Céu revelou. Feliz aquele que assume a sua função na construção do Reino. Sejamos pedra, sejamos Pedro, homem de fé, que apesar dos seus momentos de covardia e de fraquezas, sabia humildemente arrepender-se e recomeçar tudo de novo.

Hoje comemoramos São Pedro e São Paulo Apóstolos. Paulo não fez parte do grupo dos doze, mas foi chamado por Jesus no momento em que se preparava para prender e matar muitos cristãos. Paulo não fechou seus ouvidos. Ouviu e entendeu as Palavras de Jesus. Deixou-se invadir pelo Espírito Santo e entregou-se de corpo e alma ao serviço da evangelização.

Paulo mudou, transformou-se, passou de perseguidor a seguidor de Jesus Cristo. Aquele que exterminava os cristãos entregou sua própria vida para levar vida às comunidades cristãs. Foi radical a mudança de Paulo.

É exatamente isso que Jesus espera de nós. Ele quer que nos tornemos “Pedros”, quer ver-nos convertidos em “Paulos”. Jesus quer ver suas ovelhas apascentadas e espera que, como Paulo, também façamos das nossas vidas uma carta viva, com exemplos concretos de como viver o amor.

FONTE: www.miliciadaimaculada.org.br

jorgelorente@ig.com.br - 28/junho/2009

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 22/06/2009
Reeditado em 23/06/2009
Código do texto: T1661029