Enfim o Ultimo Ano!

Nós passamos cerca de 11 anos de nossas vidas dentro de uma sala de aula, convivendo com pessoas que pensam e agem diferentemente de nós. Criamos uma verdadeira sociedade, com direitos, deveres e regras, as quais muitas vezes não são seguidas - a velha história do boné e do celular - por exemplo.

Criamos vínculos de amizade que se tornam mais forte do que laços de sangue. Aprendemos que ser diferente não é problema é solução e que a união é importante em todas as horas.

Acordamos cedo todos os dias, muitas vezes empurrados pelos pais. Passamos noites em claro fazendo lição, por deixar trabalhos para ultima hora. Somos criativos na hora de inventar histórias para os professores sobre por que não entregamos os deveres na data. Buscamos fazer e acontecer na escola ou simplesmente passar despercebido.

Quem não se lembra da primeira vez que entraram na escola? Pessoas estranhas que nos olhavam de lado, nos enchiam a paciência e que, aos poucos, se tornariam nossos melhores amigos. O primeiro beijo, o primeiro amor, muitos momentos vivenciados dentro da escola.

Anos e anos se passaram, muita gente entrou e saiu daquelas salas, onde encobríamos bagunças, brigávamos, chorávamos, nos divertíamos.

A escola tornou-se uma segunda “casa” para muitos, pois, em meio a aprendizagem, compartilhamos medos, sonhos e desejos.

Quando finalmente chegamos ao tão sonhado último ano, criamos expectativas, fizemos planos. Mas quando nos demos conta do que é realmente o último ano, simplesmente paramos e olhamos tudo o que construímos: Uma história com altos e baixos, tanto na vida como nos boletins.

Levamos da escola muito mais que fórmulas e um novo vocabulário, que não deixam de ser importantes, afinal, são o nosso passaporte para o mundo lá fora.

Mas, eu pergunto: Quem não irá sentir falta dos minutos antes do intervalo, quando sentíamos o cheirinho bom da comida que vinha do refeitório? Ah! O refeitório, deixou várias recordações, assim como a sala de aula e a quadra onde estivemos por várias vezes torcendo por nossos amigos em campeonatos ou mesmo na educação física. Quem não vai sentir falta das festas juninas, das excursões, dos trabalhos em grupos, das aulas vagas e de tantas outras coisas que considerávamos bobas até acabar?

Nem tudo, porem, foram flores. Para chegarmos aonde chegamos foi um caminho longo e árduo, que nos ensinou a sermos quem somos hoje. Em boa parte desse caminho fomos guiados por profissionais que dedicam suas vidas a nos ensinar.

Nós devemos muito a eles! Professores que nos aturaram durante anos, ou mesmo aqueles que conhecemos este ano não iremos esquecer. Levaremos sempre na lembrança as aulas de literatura da professora Sandra, onde conhecíamos o mundo sem sair da sala. As aulas de matemática do professor Gilberto, onde aprendemos muito mais do que cálculos. Lembraremos sempre das provas semanais da professora Márcia e de como vamos sentir falta dos chocolates! Lembraremos também das piadas, que ninguém nunca entendia nas aulas de Física do professor Zeca. Das apresentações de apoio de matemática, com o professor Waldir. Das aulas de Inglês, com a Mariana. Das discussões nas aulas de Filosofia e Sociologia, com o professor Isaías. Das experiências do professor Anderson de Biologia. Das aulas de História com o professor Marco; das de Educação Física, com o Sidney; de apoio de Português com a Priscila, das de Geografia, com Antonio e com a Iara. E claro não podemos esquecer da Silvania, que hoje está como coordenadora, mas que foi e sempre será a nossa professora de Educação Física, que mesmo não dando mais aula para nós quer o nosso melhor.

Enfim, nós chegamos ao último ano, contudo esse não deve ser considerado o fim, mas sim o começo, pois é agora que nossas vidas realmente começarão. Daqui pra frete, devemos mostrar que fizemos o que viemos fazer aqui: Aprender!

Dedicado...aos meus amigos e à todos aqueles que sabem a saudade que a escola deixa....

flordylys
Enviado por flordylys em 09/12/2009
Reeditado em 19/12/2009
Código do texto: T1968351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.