DOR

Minha mãe

um pássaro forte, livre, harmonioso

voou

que dor...

" A cultura é tudo aquilo que nos faz viver, mais que sobreviver. Quantas emoções duradouras você pode associar a um fato cultural, quantas histórias, imagens e sons marcaram sua alma de descobertas, construíram sua personalidade, seu orgulho de pertencer a um tempo, um lugar, um povo, uma raça?"

Eliana Cobbet

*Morre a primeira mulher produtora de filmes no Brasil.

(O GLOBO - Rio)

Morreu neste domingo em Florianópolis a produtora Eliana Cobbett, a primeira mulher produtora executiva de filmes no Brasil. Ao longo de sua carreira Eliana trabalhou com os principais diretores do movimento Cinema Novo. Foiu responsável pelas produtoras Tabajara Filmes e Difilmes, que distribuiu, administrou, e captou recursos para obras de Glauber Rocha, Luis Carlos Barreto, Cacá Diegues, Julio Bressane e Arnaldo Jabor. Mesmo jovem, na época, todos a tratavam com admiração e respeito e a chamavam de "Dona" Eliana.

Trabalhou em obras vencedoras de prêmios como "Jesuíno Brilhante", dirigido pelo falecido marido William Cobbett, venceu festival na Tchecoslováquia. Também produziu "A vida e morte de Jesus Cristo", uma das maiores bilheterias do Brasil, durante anos na Semana Santa entrava em todos os cinemas. Produziu ainda "O Grande Palhaço", do William Cobbett, vencedor da Coruja de Ouro, e "O coronel e o lobisomen", de Alcino Diniz.

Durante a ditadura militar a tabajara Filmes foi invadida e teve muitos documentos queimados. A sua casa também foi alvo dos militares tendo que se esconder com o marido em um apartamento no Rio. Há quase uma década Eliana residia na capital catarinense, onde desenvolvia projetos sociais como o "Crescendo com Arte", na comunidade de Canasvieiras, no norte da Ilha de Santa Catarina. Morreu de infarto, aos 65 anos, deixou cinco filhos e uma irmã, a produtora e diretora Adélia Sampaio.*

Minha mãe

um pássaro

voou

Tatiana Cobbett
Enviado por Tatiana Cobbett em 03/04/2007
Reeditado em 03/04/2007
Código do texto: T436626