ADEUS HELENA DE PAULA

“Ouça o vento cantar uma velha e triste canção. Ele sabe que estarei deixando vocês ainda hoje! Por favor, não chore ou meu coração se partira, quando eu continuar no meu caminho no meu caminho”

A vida nos revela surpresas surpreendentes! Em 2010 quando fiz amizade virtual com o mestre Honorato também fiz amizade com uma grande escritora do Recanto das Letras e partir desta data Mestre Honorato, a Helena e eu ficamos amigos no face. O mestre com o seu jeito de paizão e grande conselheiro sempre manteve bate papos com ela, sempre participando das tristezas e alegrias da Helena.

A Helena prefaciou um livro do mestre. O Honorato estava no atual momento fazendo a revisão, a pedido da Helena, o novo livro” O Homem que eu amei, para o qual tive a felicidade de ser o prefaciador e também ter a honra de escrever para a quarta capa.

Recentemente, o Mestre telefonou-me preocupado com o sumiço da nossa amiga em comum do face book. Talvez ela esteja se recuperando da cirurgia dos olhos, falei. Dia seis, o Metre novamente em telefonema manifestou a sua preocupação, pois a escritora ficou de enviar-lhe o restante do livro para a revisão.

Prometi ao mestre que faria uma pesquisa na rede de amigos da Helena e fiquei estarrecido com o que havia descoberto: A nossa amiga havia falecido no início de agosto de 2017 e só agora é que ficamos sabendo desta perda tão surpreendente.

A Helena parte sem publicar o seu segundo livro, o que era um seu grande sonho há mais de quatro anos. Muitos entraves ocorreram atrasando o projeto da publicação e se algum ente querido não realizar o desejo da Helena de publicar o Homem que Amei, eu passo a ser apenas um dos poucos privilegiados em esta grande história de amor e vida.

Declino abaixo o que escrevi para a quarta capa do livro da Helena de Paula, e a sua carta em agradecimento a mim.

HELENA DE PAULA, você estará sempre guardada na minha memória e do lado esquerdo do peito. Você amava a vida, a família, as artes, os amigos e a Grécia. Você está imortalizada em nosso corações, embora seja mais uma vela apagada pelo vento. Adeus amiga!

4ª Capa

Quando recebi, há cerca de três anos, o convite da Helena de Paula para prefaciar o seu novo livro, confesso que tremi na base e isso já havia acontecido com o convite de outro autor. Para quem tem uma lista extensa de grandes amigos escritores como Nuno Lago, André Moraes, Gisa Alves, é para tremer na base mesmo! Mas o que pese essas considerações, jamais poderia declinar do convite desta grande amiga e escritora. Ou melhor: Primeiro a grande escritora e depois a grande amiga.

Para entender onde a Helena busca tantas inspirações reli a frase do Nuno Lago, no prefácio de Moinho de ventos,” Helena de Paula acolheu ao seu chamamento às Letras, precisamente inspirada em suas raízes familiares” Mas como chegar a uma conclusão do seu jeito extraordinário de escrever? Os versos da canção, ” My Friend the wind will come from the hill/ Rains and Tears are the same/ But in the sun you’ve got to play a game” (Demis Roussos) deram-me a resposta.

“Meu amigo o vento virá dos morros. “Chuvas e Lágrimas são iguais, mas é no sol que você tem que jogar o jogo”. Nestes versos descobri que Helena quando escreve, ela mentaliza os acordes dos instrumentos gregos, à mediada em que transforma os seus pensamentos em belíssimas histórias, tendo na chuva a marca das tragédia e no arrepio da luz do dia nas buscas das soluções. Como Moinho de Ventos, O Homem que Amei prenderá o leitor e o surpreenderá com um final..............deveras emocionante..

Leitor, você tem em mãos uma história emocionante. Devore essa história como se não houvesse o amanhã, porque vale a pena! Helena, parabéns pelo sua mais nova maravilha e obrigado pela honra do convite.

João Nogueira da Cruz

Jota Kameral

Sinceramente eu não tenho palavras para te agradecer. Fiquei tão emocionada, pois percebi que se tenho algum talento tem alguém com muito mais talento do que eu para ler a minha alma. E isto você o faz tão bem. Difícil é agora conter a ansiedade de ter este romance publicado. Tenho alguns caminhos a percorrer. Recebi um convite da editora Perse para publicar gratuitamente. Porém tenho que entregar tudo editado e diagramado. Eles apenas publicam e vendem no site deles. Já enviei para a Aline meu arquivo e estou aguardando o orçamento dela. Inclusive capa etc. Depois vou enviar teu prefacio para ela e também a quarta capa. Quero como prova de carinho por você divulgar teu nome. Para isto mais adiante quando tudo estiver acertado quero tua ficha técnica e uma foto. Pois estas serão colocadas na quarta capa. Quero que você fale dos teus projetos do teu livro e se quiser colocar um link dos teus feitos no recanto das letras para que você seja bem divulgado ok? No mais posso te dizer o seguinte. Teu talento para escrever é inquestionável. Sinto-me feliz em ter sua amizade. Sabe, eu vou querer isto se Deus me ajudar, a fazer este lançamento num restaurante de São Paulo. Talvez você já tenha ouvido falar do XOPOTÓ, um restaurante mineiro bem aconchegante onde penso reunir os meus amigos como fiz com Moinhos de vento. Foi sensacional! E você, com certeza será meu convidado de honra. Juntamente com quem você desejar levar. Por enquanto obrigada e vamos manter contatos e, assim que tiver mais andamento eu te aviso ok? Um beijo carinhoso de sua amiga que tanto estima,

Helena Paula